O USO DA NUMISMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES NO ENSINO DE HISTÓRIA: O PRIMEIRO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS (1930-1945)
Numismática. Ensino de História. Ferramenta pedagógica. ProfHistória.
A presente dissertação é oriunda de uma pesquisa conduzida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Cáceres. A pesquisa tem como objetivo explorar o uso da numismática como uma ferramenta pedagógica no ensino de História. O foco é o período do primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945). A escolha desse recorte temporal se deve ao fato de ser um período rico em eventos históricos e relações complexas. A dissertação está estruturada em três capítulos, cada um com uma abordagem específica. No primeiro capítulo, a pesquisa discute a numismática como fonte histórica e seu potencial no ensino de História. O segundo capítulo adentra o período do primeiro governo de Getúlio Vargas e examina o uso de moedas e cédulas como fontes históricas. Ele é dividido em três partes, abrangendo o governo provisório (1930-1934), o governo constitucional (1934-1937) e o Estado Novo (1937-1945). Dentro desses períodos, a pesquisa analisa as moedas e cédulas que circularam, relacionando-as com os eventos políticos e práticas da época. O terceiro capítulo aborda as reflexões pedagógicas da numismática no ensino de História e relata a implementação de ações educacionais e um repositório virtual (blog) que utiliza a numismática como ferramenta de aprendizado. Ele discute a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação, destacando como a utilização de recursos tecnológicos e um blog como museu virtual podem enriquecer o ensino de História e envolverá os estudantes de maneira mais interativa. No conjunto, essa dissertação propõe uma abordagem inovadora no ensino de História, unindo a riqueza da numismática, a diversificação das fontes históricas e o potencial das tecnologias digitais para envolver os estudantes em uma jornada de aprendizado interdisciplinar e participativo. Além disso, ressalta a importância de entender a moeda não apenas como um símbolo econômico, mas como uma manifestação política, social e cultural que pode lançar luz sobre os eventos históricos de seu tempo.