ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÃO DA OBRA “QUANDO ME DESCOBRI NEGRA” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NEGRA
Ensino de História - feminismo negro - história e literatura
Esta pesquisa busca enfatizar que a história da população afro-brasileira, é marcada pela escravização e pelo lugar de inferioridade e submissão ao qual fora por muito tempo, dado aos africanos e seus afrodescendentes na historiografia brasileira, estando essa ideia de inferioridade pautada no eurocentrismo. Essa carga negativa que se construiu acerca dos povos africanos e seus descendentes no Brasil, acabou impossibilitando a muitas pessoas se identificarem com a população afro, sobretudo a mulher. A visão eurocêntrica acerca da população negra, se enraizou de tal maneira que os reflexos de tal visão são ainda sentidos atualmente em vários espaços e isso não é diferente no âmbito escolar, uma vez que foi nesse meio que me deparei com a permanência dos estereótipos acerca da população negra. Foi a partir dessa realidade que me despertou com maior interesse, o quão necessário seria abordar essa temática, para que os estudantes pudessem compreender que embora tenha ocorrido o silenciamento da população negra na historiografia, esse grupo não se manteve alheio aos diferentes contextos aos quais estavam inseridos. Diferente daquilo que é trazido pela historiografia tradicional, a população negra foi protagonista na História, a partir da atuação, resistindo, reivindicando e conquistando muitos dos direitos reivindicados.