ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E LUGARES DE MEMÓRIAS - CÁCERES – MT
Ensino de História – Patrimônio Cultural – Educação Patrimonial – Lugares de Memóri
A presente dissertação intitulada Ensino de História, Educação Patrimonial e Lugares de Memórias – Cáceres-MT apresenta uma abordagem sobre o Patrimônio Cultural da cidade de Cáceres/MT, através do Ensino de História e da metodologia de Educação Patrimonial, trazendo para a discussão em sala de aula o patrimônio oficial e o afetivo da cidade, a partir da experiência realizada com os alunos do 8º Ano da Escola Estadual Professora Ana Maria das Graças de Souza Noronha. Neste trabalho demonstramos que é possível despertar o interesse pela História Local através do estudo do cotidiano dos alunos, e ao inserirmos a temática Patrimônio Cultural no Ensino de História da educação básica estaremos educando para o conhecimento, a valorização e preservação da História, da memória e da identidade local e colaborando para que o aluno construa seu próprio conhecimento histórico, além de promover o sentimento de pertencimento. Para realização do trabalho lançamos mão de questionários, oficinas e aulas campo na escola e seu entorno como também no centro histórico da cidade de Cáceres/MT, dando maior visibilidade aos espaços de memórias apontados pelos alunos. Como produto pedagógico desta pesquisa, optamos pela elaboração de uma cartilha sobre o Patrimônio Cultural Local com destaque também aos bens afetivos, contendo também imagens e sugestões de atividades.