A LINGUAGEM LITERÁRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL-LOCAL:
PERSPECTIVAS SENSÍVEIS E DESCOLONIAIS DA HISTÓRIA MATO-GROSSENSE
Ensino de História; História Regional; Linguagem Literária; Profhistória
Esta pesquisa apresenta uma proposta de ensino de História de Mato Grosso a partir da linguagem literária, com foco no processo de descolonização do Ensino de história buscamos problematizar as produções existentes pautadas em uma história dominante que exclui os ex-escravizados e os indígenas de suas produções literárias. O ensino de História Regional/Local apresenta-se como uma possibilidade extra de descentralizar o olhar historiográfico e contribuir para que as especificidades regionais sejam ressaltadas, sem perder de vista o nacional, neste caminho, a História Regional/Local se mostra capaz de viabilizar abordagens que contemplem a pluralidade étnico-cultural brasileira. Ademais, o ensino de história a cerca de história regional que se pauta numa perspectiva descolonial consiste no rompimento com a história eurocêntrica, que buscou validar as concepções e práticas produzidas por intelectuais brancos em detrimento da invalidação dos pensamentos, manifestações e concepções das populações africanas e afro-brasileiras e indígenas. O objeto artístico, por sua vez, é tomado aqui enquanto fonte de análise que nos permite compreender a dimensão imaginária de uma determinada sociedade e de seu período, revelando também as sensibilidades de uma época que pode não estar presente em outras fontes históricas e mesmo nos materiais didáticos. A literatura ao mesmo passo que a história nos permite “ver” o mundo, no entanto enquanto a primeira não possui qualquer pretensão de alcançar o real acontecido, a história presa pelo que é plausível e verossímil. A obra literária tomada como fonte histórica é concebida nesta pesquisa como uma representação construída sobre um determinado “mundo”, que ao ser analisada e problematizada nos permite o “acesso ao imaginário” a cerca de uma determinada sociedade ou de uma época, como os mitos, ideologias, conceitos, valores entre outros. Para a fundamentação bibliográfica dispomos das concepções apresentadas por Durval Muniz de Albuquerque Júnior; Sandra Pesavento; Antonio Cândido; Grada Kilomba; bell hooks; Jörn Rüssen entre outros e os conceitos centrais são os de descolonialidade; história regional e local; identidade; representação; imaginário social e o de consciência histórica. Como produto pedagógico esta pesquisa apresenta uma cartilha pedagógica que orienta o professor (a) de História a usar a linguagem literária em sua prática de ensino, com sugestões de atividades e orientações de aprofundamento de pesquisa sobre a História mato-grossense.