POR UM ENSINO DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO DESCOLONIAL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA OBRA BAOBÁ (2020)
Ensino de História - História Regional - História e Literatura
Esta pesquisa tem o objetivo de trabalhar o ensino de história regional/local a partir da obra literária Baobá (2020), uma vez que, na condição de professora do ensino de base pude verificar que a história regional/local e o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira são duas fragilidades do atual ensino de História. A proposta desta pesquisa se concretizou com o ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), especificamente a partir de orientação, porém, a escolha da proposta desta pesquisa perpassa minha experiência enquanto docente na escola pública de ensino básico. Atuando a dez anos como professora na rede estadual, tanto no ensino fundamental como ensino médio, percebo a dificuldade em se trabalhar com a história regional/local decorrente de inúmeros fatores, dentre eles, talvez o principal seja a falta de material didático-pedagógico acessíveis a professores e principalmente aos estudantes.