MEMES QUE “FORAM LONGE DEMAIS”: REPRESENTAÇÕES E ENSINO DE HISTÓRIA
ProfHistória. Ensino de História. Memes. Datas Históricas.
RESUMO
Nesta pesquisa analisamos fontes relacionadas as datas históricas: o 19 de abril – O dia do Índio; o 15 de novembro – Proclamação da República e o 20 de novembro – O Dia da Consciência Negra para se ensinar História do Brasil no presente por meio de memes de internet que retiramos de blogs e sites. O nosso objetivo é apresentar ao público um trabalho que contribua para um ensino de História mais crítico, democrático e cidadão. Os procedimentos teóricos-metodológicos (pesquisa bibliográfica) utilizados nesse estudo aportam-se em análises das representações sobre as datas históricas, dialogando com autores do campo da História das tecnologias virtuais – memética e Ensino de História. A partir dessa pesquisa produzimos um material pedagógico em formato de blog nomeado de BlogHistória, para utilizar os memes nas aulas de História. Como resultado desse trabalho concluímos que a escola pode e deve se adaptar as novas linguagens e demandas dos estudantes contribuindo para uma educação mais plural, democrática e que incorpora os hábitos dos alunos ao ensino de História. Os memes de internet se tornam importantes, mas não únicos, aliados do professor de História contribuindo para o protagonismo dos estudantes no processo de construção do conhecimento.