ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DA ESCOLA MUNICIPAL LOURDES MARIA DE LIMA, EM JAURU-MT, NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL
Ensino de Geografia. Categorias de análise. Currículo de Geografia. Séries Iniciais. Decolonialidade.
Este estudo dissertativo encontra-se delimitado em analisar os livros didáticos de Ensino de Geografia, das séries inicias do Ensino Fundamental, que compreende do 1º ao 5º Anos, da Escola Municipal Lourdes Maria de Lima, no município de Jauru-MT, com o objetivo de verificar a abordagem de ensino empregada, o uso ou não da perspectiva decolonial, referente aos povos originários, afro-brasileiros e outras populações tradicionais. A metodologia empregada é a dialética, com algumas ações de base fenomenológica, de abordagem qualitativa. Deste modo, aplica-se o tipo de pesquisa bibliográfica e documental, para analisar o Currículo de Ensino de Geografia nos livros didáticos e o atual documento normativo conhecido como Base Nacional Comum Curricular – BNCC do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Concomitante a isso, também é considerada a Lei n. 11.645/2008, referente ao ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígenas, no programa de Ensino de Geografia do 1º ao 5º ano. Neste estudo também se utilizará de técnicas quantitativa e qualitativas em coleta de informações através de entrevista compreensiva, no anseio de observar a presença ou não de práticas decoloniais nos trabalhos dos professores, ao manusear livros utilizados, participar de eventos culturais e projetos desenvolvidos na unidade escolar, entre outros. Como resultado, espera-se concluir a análise e constatar que o Ensino de Geografia contemple todos os grupos culturais dentro do contexto escolar, com a valorização da diversidade cultural e aspectos locais do município e, a posteriori, permitir a ressignificação do Ensino de Geografia, numa visão inclusiva, emancipatória, crítica, dialógica e numa perspectiva decolonial, a partir das categorias de análise geográfica observadas.