CATEGORIA PAISAGEM: O PERCURSO CONSTRUÍDO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO E A RELAÇÃO COM A BNCC
Ensino de Geografia. Categoria Geográfica. Livro Didático. BNCC.
Uma das ferramentas utilizadas pelos docentes da Educação Básica na sua prática educacional cotidiana é o livro didático. Ao utilizar esse recurso, o professor precisa ater-se às diretrizes que estão presentes nesses livros, norteando os objetos de conhecimento do componente curricular de Geografia. Assim sendo, a pesquisa teve como objetivo central, analisar o modo como é proposta a abordagem da categoria paisagem nos livros didáticos de Geografia do 6º ano, adotados pelas escolas públicas da rede estadual da cidade de Cáceres–MT e a relação com a proposta inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Como procedimento metodológico adotouse a pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente a pesquisa proposta e para a análise dos livros didáticos; a pesquisa documental foi adotada para proceder o levantamento das informações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Após os procedimentos citados realizou-se a análise e interpretação das informações, relacionando os conteúdos propostos nos livros didáticos no que se refere à categoria paisagem com os objetos de conhecimento da BNCC, seguindo uma abordagem qualitativa. Os resultados alcançados apontam para a existência de conteúdos e atividades nos livros didáticos que permitem a abordagem da categoria paisagem, suas transformações e sua correlação com os princípios norteadores constantes da BNCC. Conclui-se que, sob o ponto de vista teórico, existe um alinhamento entre as propostas constantes na Base e o conteúdo dos livros didáticos de Geografia do 6º ano referente à categoria paisagem e que, para produzir um aprendizado significativo, é necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas que o aproxime do cotidiano do aluno, exigindo a ação ativa e reflexiva do professor no encaminhamento de suas aulas.