A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S)
Ensino; Geografia; tecnologias; formação de professores
O delineamento da pesquisa proposta tem como objetivo analisar a formação do
professor de Geografia voltada para o uso das Tecnologias da Infomação e
Comunicação. Para tanto, propõe-se uma reflexão inicial tendo como base alguns
referenciais teóricos e pesquisas dentro da área na tentativa de situar como o projeto
se insere nesse corpo maior de campo do conhecimento. Em etapa posterior, foi
realizada uma entrevista com docentes do ensino básico como forma de coleta de
dados primários sobre o uso das tecnologias e os contributos da formação inicial e
continuada no uso desse ferramental em aulas de Geografia. Entende-se que a
incorporação das tecnologias no ensino escolar e, portanto, na Geografia é de suma
importância na tentativa de possibilitar aos alunos um ensino atualizado e que faça
uma interface com o seu mundo cotidiano. Ao fim da pesquisa obteve-se os
resultados esperados que comprovaram que o uso das tecnologias não devem ser
apenas formativo, mas deve ser uma ação prática, que permeia a forma como o
professor desenvolve seu trabalho em sala de aula. Assim confirmou-se a hipótese
de que a relação e incorporação tecnológica em sala de aula deve ocorrer
continuamente na tentativa de atender as demandas dos alunos, adequando os
conteúdos ao seu cotidiano. Com relação à formação dos docentes e o uso das
TIC’S, os resultados indicaram que essas ações são motivadas por/em decorrência
de alguma necessidade, o que consequentemente exige que o profissional obtenha
ou busque pela formação continuada para o uso das tecnologias ou formas práticas
de inserção de tecnologias nos conteúdos trabalhados em sala de aula. Ficou
evidente ao concluir a pesquisa, que os aspectos positivos do uso das TIC’s são
maiores do que as negativas de escassez de recursos/formação. Todos os
profissionais respoderam positivamente à entrevista, corroborando com o
delianeamento da pesquisa de que é imprescindível uma boa qualificação
profissional para que os docentes continuem a utilização da tecnologia no ensino
para que este se torne atrativo, especialmente no âmbito da Geografia, com suas
infinitas vertentes e possibilidades de aprendizagem.