HERANÇAS E PRÁTICAS DOCENTES DO ENSINO COLONIAL EM GEOGRAFIA: um estudo de caso
Docente. Geografia. Ensino-aprendizagem. Escolas.
O presente trabalho tem como tema Heranças e práticas docentes do ensino colonial em geografia: um estudo de caso, apresentando como objetivos: analisar a prática educativa, especificamente na disciplina de Geografia nas escolas públicas de Lambari D’oeste-MT; pontuar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Geografia; identificar como se dão as relações existentes entre professor/aluno e se elas permeiam um processo de ensino e aprendizagem significativo. As indagações que se apresentam nessa pesquisa são sobre o ensino de Geografia, bem como a formação do docente. Em geral, observam-se mudanças nas práticas pedagógicas, percebidas por meio da vivência em sala de aula e das dificuldades encontradas no dia a dia, sejam elas na prática educativa, sejam nos saberes e práticas adquiridos no decorrer da carreira. A presente pesquisa foi realizada em quatro escolas localizadas em área urbana e rural no município de Lambari D’Oeste-MT. Teve como pauta uma abordagem crítica, buscando vincular conteúdos, como os saberes e práticas dos professores em sala de aula e as problemáticas encontradas nesse espaço. Assim sendo, sua fundamentação intercala fragmentos de autores do materialismo histórico e dialético. A discussão e investigação busca, à luz de dados e análise qualitativa, a possibilidade de uma maior aproximação com o local pesquisado.