|
Dissertações |
|
1
|
-
ARCI ADRIANA ALVES DA SILVA
-
Práticas de Alfabetização com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental: uma proposta de leitura, escrita e reconhecimento das diferenças
-
Orientador : MARIA JOSE LANDIVAR DE FIGUEIREDO BARBOSA
-
Data: 28/01/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem por finalidade apresentar a elaboração, a execução e os resultados de um projeto de intervenção pedagógica realizado com um grupo de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Presidente Médici – Cuiabá/MT, como parte das atividades propostas pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT – Cáceres). Durante todo o percurso, foi possível estabelecer momentos de buscas teóricas, ações e reflexões acerca da alfabetização e do letramento de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo maior foi desenvolver um trabalho de leitura e de escrita que atendesse às necessidades de defasagens de aprendizagem, por meio da abordagem do tema “Reconhecimento das diferenças”. Os objetivos específicos visaram ao desenvolvimento de práticas de leitura e escrita de diferentes textos; ao trabalho de refacção textual, de modo a se praticar a autocorreção; e, por fim, ao fornecimento de condições de inclusão real dos alunos na sala de aula regular. Foram estabelecidas relações entre perspectivas da Alfabetização, do Letramento e da Linguística, a saber: Ferreiro (2001, 2011), Ferreiro e Teberosky (1999), Barbosa (2000, 2013), Cagliari (1985, 1999, 2007, 2009a, 2009b), Massini-Cagliari (1999, 2001), Abaurre, Fiad e Mayrink-Sabinson (1997), Fernandes (2010), Frade (2005), Morais (2014), Kramer (2010), Kaufman (1994), Kaufman e Rodríguez (1995), Guedes de Souza (2007), Soares (2003, 2014, 2017a, 2017b), Kleiman (1995, 2010, 2012), Rojo (2010), Tfouni (2006), Marcuschi (2001), Koch e Elias (2015, 2018), Antunes (2003, 2009), além de documentos oficiais vigentes para o Ensino Fundamental. O trabalho foi iniciado com base nos interesses pessoais dos alunos, a partir dos quais foram realizadas atividades de pesquisa, leitura, escrita e debate sobre as diferenças entre as pessoas. No decorrer das aulas, os escolares foram se tornando protagonistas, ao ponto de produzirem textos, que, por sua vez, compuseram um livreto intitulado “As diferenças existem!”. Para a socialização desse material, foram organizadas aulas com as turmas de origem de cada estudante, que se mostrou de uma maneira, até então, desconhecida. O resultado do projeto deu visibilidade a pessoas que, por muitas vezes, foram consideradas sujeitos que “não sabiam nada”, permitindo entender que é possível, sim, oportunizar uma alfabetização significativa a indivíduos que, por diferentes razões, não a efetivaram na idade esperada.
-
Mostrar Abstract
-
The purpose of this Master Thesis is to present the elaboration, execution and results of a pedagogical intervention project carried out with a group of students from the last years of elementary school at the Presidente Médici State School - Cuiabá / MT, as part of the activities proposed by the Professional Master's Degree in Letters Program (PROFLETRAS), offered by the University of Mato Grosso State (UNEMAT - Cáceres). Throughout the course, it was possible to establish moments of theoretical searches, actions and reflections about the literacy of students in the last years of Elementary School; the main objective was to develop a work of reading and writing that would meet the needs of learning gaps, through the approach of the theme “Recognition of differences”. The specific objectives aimed at the development of reading and writing practices for different texts; to the work of textual rewriting, in order to practice self-correction; and, finally, the provision of conditions for the real inclusion of students in the regular classroom. Relationships between Literacy and Linguistics perspectives were established, namely: Ferreiro (2001, 2011), Ferreiro and Teberosky (1999), Barbosa (2000, 2013), Cagliari (1985, 1999, 2007, 2009a, 2009b), Massini-Cagliari (1999, 2001), Abaurre, Fiad and Mayrink-Sabinson (1997), Fernandes (2010), Frade (2005), Morais (2014), Kramer (2010), Kaufman (1994), Kaufman and Rodríguez (1995), Guedes de Souza (2007), Soares (2003, 2014, 2017a, 2017b), Kleiman (1995, 2010, 2012), Rojo (2010), Tfouni (2006), Marcuschi (2001), Koch and Elias (2015, 2018), Antunes (2003, 2009), in addition to current official documents for Elementary Education. The work was started based on the personal interests of the students, from which research, reading, writing and debate activities were carried out on the differences between people. During the classes, the students became protagonists, to the point of producing texts, which, in turn, composed a booklet entitled “Differences exist!”. For the socialization of this material, classes were organized with the origin classes of each student, which can be shown in a way, until then, unknown. The result of the project gave visibility to people who, many times, were considered subjects who “did not know anything”; allowing to understand that, yes, it is possible to provide meaningful literacy to individuals who, for different reasons, did not carry it out at the expected age.
|
|
2
|
-
ARCI ADRIANA ALVES DA SILVA
-
Práticas de Alfabetização com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental: uma proposta de leitura, escrita e reconhecimento das diferenças
-
Orientador : MARIA JOSE LANDIVAR DE FIGUEIREDO BARBOSA
-
Data: 28/01/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem por finalidade apresentar a elaboração, a execução e os resultados de um projeto de intervenção pedagógica realizado com um grupo de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Presidente Médici – Cuiabá/MT, como parte das atividades propostas pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT – Cáceres). Durante todo o percurso, foi possível estabelecer momentos de buscas teóricas, ações e reflexões acerca da alfabetização e do letramento de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo maior foi desenvolver um trabalho de leitura e de escrita que atendesse às necessidades de defasagens de aprendizagem, por meio da abordagem do tema “Reconhecimento das diferenças”. Os objetivos específicos visaram ao desenvolvimento de práticas de leitura e escrita de diferentes textos; ao trabalho de refacção textual, de modo a se praticar a autocorreção; e, por fim, ao fornecimento de condições de inclusão real dos alunos na sala de aula regular. Foram estabelecidas relações entre perspectivas da Alfabetização, do Letramento e da Linguística, a saber: Ferreiro (2001, 2011), Ferreiro e Teberosky (1999), Barbosa (2000, 2013), Cagliari (1985, 1999, 2007, 2009a, 2009b), Massini-Cagliari (1999, 2001), Abaurre, Fiad e Mayrink-Sabinson (1997), Fernandes (2010), Frade (2005), Morais (2014), Kramer (2010), Kaufman (1994), Kaufman e Rodríguez (1995), Guedes de Souza (2007), Soares (2003, 2014, 2017a, 2017b), Kleiman (1995, 2010, 2012), Rojo (2010), Tfouni (2006), Marcuschi (2001), Koch e Elias (2015, 2018), Antunes (2003, 2009), além de documentos oficiais vigentes para o Ensino Fundamental. O trabalho foi iniciado com base nos interesses pessoais dos alunos, a partir dos quais foram realizadas atividades de pesquisa, leitura, escrita e debate sobre as diferenças entre as pessoas. No decorrer das aulas, os escolares foram se tornando protagonistas, ao ponto de produzirem textos, que, por sua vez, compuseram um livreto intitulado “As diferenças existem!”. Para a socialização desse material, foram organizadas aulas com as turmas de origem de cada estudante, que se mostrou de uma maneira, até então, desconhecida. O resultado do projeto deu visibilidade a pessoas que, por muitas vezes, foram consideradas sujeitos que “não sabiam nada”, permitindo entender que é possível, sim, oportunizar uma alfabetização significativa a indivíduos que, por diferentes razões, não a efetivaram na idade esperada.
-
Mostrar Abstract
-
The purpose of this Master Thesis is to present the elaboration, execution and results of a pedagogical intervention project carried out with a group of students from the last years of elementary school at the Presidente Médici State School - Cuiabá / MT, as part of the activities proposed by the Professional Master's Degree in Letters Program (PROFLETRAS), offered by the University of Mato Grosso State (UNEMAT - Cáceres). Throughout the course, it was possible to establish moments of theoretical searches, actions and reflections about the literacy of students in the last years of Elementary School; the main objective was to develop a work of reading and writing that would meet the needs of learning gaps, through the approach of the theme “Recognition of differences”. The specific objectives aimed at the development of reading and writing practices for different texts; to the work of textual rewriting, in order to practice self-correction; and, finally, the provision of conditions for the real inclusion of students in the regular classroom. Relationships between Literacy and Linguistics perspectives were established, namely: Ferreiro (2001, 2011), Ferreiro and Teberosky (1999), Barbosa (2000, 2013), Cagliari (1985, 1999, 2007, 2009a, 2009b), Massini-Cagliari (1999, 2001), Abaurre, Fiad and Mayrink-Sabinson (1997), Fernandes (2010), Frade (2005), Morais (2014), Kramer (2010), Kaufman (1994), Kaufman and Rodríguez (1995), Guedes de Souza (2007), Soares (2003, 2014, 2017a, 2017b), Kleiman (1995, 2010, 2012), Rojo (2010), Tfouni (2006), Marcuschi (2001), Koch and Elias (2015, 2018), Antunes (2003, 2009), in addition to current official documents for Elementary Education. The work was started based on the personal interests of the students, from which research, reading, writing and debate activities were carried out on the differences between people. During the classes, the students became protagonists, to the point of producing texts, which, in turn, composed a booklet entitled “Differences exist!”. For the socialization of this material, classes were organized with the origin classes of each student, which can be shown in a way, until then, unknown. The result of the project gave visibility to people who, many times, were considered subjects who “did not know anything”; allowing to understand that, yes, it is possible to provide meaningful literacy to individuals who, for different reasons, did not carry it out at the expected age.
|
|
3
|
-
CÍCERO GUILHERME DA SILVA
-
GESTOS DE INTERPRETAÇÃO DO PROCESSO DE ORDENHA: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA DO CAMPO
-
Orientador : ANA LARISSA DA SILVA BRASIL
-
Data: 29/01/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta o resultado de uma proposta de intervenção desenvolvida com alunos do quinto ano, da Escola Municipal Professora Rosimeire Aparecida da Silva, escola do campo, no município de Jauru-MT, no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Cáceres/MT. Filiamo-nos à Análise de Discurso de perspectiva francesa, iniciada por Michel Pêcheux na França e, no Brasil, desenvolvida nos trabalhos de Eni Orlandi. Tivemos como objetivo dar visibilidade aos diferentes gestos de interpretação em funcionamento no discurso sobre ordenha, e oportunizar aos alunos à assunção da autoria, por meio do trabalho com a leitura e a escrita. Os sentidos de ordenha, que circulam de forma pejorativa no meio rural e urbano, desconsideram a atuação dos sujeitos envolvidos no processo. O trabalho foi desenvolvido com materiais variados como: textos, filmes, vídeos, áudios, observações na execução da ordenha in loco, palestras com produtores e profissionais técnicos do meio rural da pecuária leiteira e visitas a um laticínio da região. Tínhamos que a interpretação era condição de assunção da autoria por meio da leitura e da escrita e se daria pela sua relação com determinados sentidos já-ditos, presentes no interdiscurso. As atividades desenvolvidas propiciaram aos sujeitos alunos colocarem em evidência outros novos sentidos do processo de ordenha. A “descoberta” de uma rede de sentidos a partir do vocábulo ordenha deu visibilidade ao valor da atividade que executam diuturnamente. Os resultados foram observados nos relatos finais dos sujeitos alunos e seus familiares. Como produto final, organizamos um livro de receitas recolhidas das famílias tendo o leite como ingrediente. Este trabalho nos fez acreditar que a escola do campo tem grande responsabilidade no desenvolvimento de práticas que agreguem situações cotidianas do campo, para desestabilizar conceitos entre o rural e urbano e mobilizar os sentidos dos sujeitos alunos em suas condições de produção.
-
Mostrar Abstract
-
Esta disertación presenta el resultado de una propuesta de intervención trabajada con alumnos del quinto año, de la Escuela Municipal Profesora Rosimeire Aparecida da Silva, escuela del campo, en el municipio de Jauru-MT, en el Programa de PostGraduación Maestría Profesional en Letras – PROFLETRAS – de la Universidad del Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Cáceres/MT. Seguimos la línea del Análisis de Discurso de la perspectiva francesa, iniciada por Michel Pêcheux en Francia y en Brasil desarrollada en los trabajos de Eni Orlandi. Nuestro objetivo fue dar visibilidad a los diferentes gestos de interpretación en función del discurso sobre la ordeña, y dar la oportunidad de que los alumnos asuman el papel de autores, por medio del trabajo con la lectura y la escrita. Los significados de ordeña que circulan de forma peyorativa en el medio rural y urbano desconsideran la actuación de los sujetos incluidos en el proceso. El trabajo fue desenvuelto con diferentes materiales como: textos, películas, videos, audios, observaciones de ordeña in loco, charlas con productores y profesionales técnicos del medio rural de la pecuaria lechera y visitas a una procesadora de leche de la región. Sabíamos que la interpretación era condición necesaria para asumir la autoría por medio de la lectura y la escritura y se daría en su relación con determinados sentidos mencionados, presentes en el interdiscurso. Las actividades desarrolladas propiciaron a los sujetos alumnos colocar en evidenciar nuevos sentidos con respecto al proceso de ordeña. El “descubrimiento” de una de red de sentidos a partir del vocablo ordeña dio notoriedad al valor del acto que ejecutan diariamente. Los resultados fueron observados en los relatos finales de los sujetos alumnos y sus familiares. Como producto final, organizamos un libro con recetas recopiladas de las familias que tuvieran leche como ingrediente. Este trabajo nos hizo comprobar que la escuela del campo tiene gran responsabilidad en el desarrollo de prácticas que agreguen situaciones cotidianas del campo para desmitificar conceptos entre lo rural y lo urbano y movilizar los sentidos de los sujetos alumnos en sus condiciones de producción.
|
|
4
|
-
CLAUDIA MELLER DOTTO
-
A POÉTICA DE IVENS SCAFF EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA COM KYVAVERÁ E ASAS DE ÍCARO
-
Orientador : OLGA MARIA CASTRILLON MENDES
-
Data: 23/04/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação é resultado de um projeto de intervenção que foi pensado e elaborado para ser realizado na E.E. Ulisses Guimarães, do município de Campo Verde, MT, com alunos do 9º Ano no ano letivo de 2020, porém, por motivos nunca antes imagináveis, não foi possível aplicá-lo efetivamente em sala de aula. Para tanto, diante do período de pandemia gerado pela Covid 19, foi repensada pela coordenação nacional do Profletras, uma estratégia diversificada que pudesse atender às especificidades do programa, sem se distanciar muito daquilo que normalmente é proposto, mas que não precisasse necessariamente ser executado em sala de aula, visto que as aulas presenciais foram suspensas desde março de 2020. Numa situação inusitada, o estudo redirecionou as atividades de forma a manter as estratégias de funcionamento do Programa Profletras e, ao mesmo tempo, garantir os fundamentos dos objetivos traçados. Por isso, os resultados estão baseados em atividades de leitura que desenvolvem as habilidades e competências linguísticas dos alunos e também promovem o conhecimento da literatura produzida em Mato Grosso, mais especificamente, na intervenção, a proposta é a de realizar em sala de aula um trabalho com a poética de Ivens Cuiabano Scaff. Pretendeu-se dinamizar o contato que os alunos têm com o texto poético através de atividades diversificadas. Assim, as bases teóricas de acesso ao trabalho adotado, estão respaldadas por Antônio Cândido (1995), Sílvia Castrillón (2013) Helder Pinheiro (1995) Teresa Colomer (2007), Regina Zilberman (1991) Maria Teresa Andruetto (2012) Annie Rouxel (2013) Antonio Carlos Secchin (2010) Cecília Bajour (2012) Tzvetan Todorov (2007) e outros que refletem sobre a literatura e que dialogam com a perspectiva de que a Literatura tem papel relevante na formação do leitor crítico. É, assim, fundamental para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, contribuindo para aumentar as formas de participação social dos sujeitos e desenvolver a autonomia intelectual e a emancipação social.
Um dos motivos para a escolha do tema foi a identificação da falta de leitura literária na maioria dos alunos da turma, bem como a falta do prazer de ler. Procuramos então desenvolver algumas estratégias para tentar despertar o gosto pela leitura. Buscamos também refletir como a prática da leitura literária, mais especificamente de textos poéticos, amplia a visão de mundo dos alunos e pode emancipá-los intelectualmente. Os resultados esperados com este estudo pretendem demonstrar que a poesia pode despertar o interesse dos alunos pela leitura, pois permite que estes leitores participem de experiências através da representação do mundo por meio dos elementos que fazem parte do seu cotidiano. Sendo assim, torna-se significativa a elaboração de materiais que auxiliam os professores a aplicar em sala de aula a literatura produzida em Mato Grosso, visto que essa literatura não está disponível nos livros didáticos e muitos professores de Língua Portuguesa não têm conhecimento sobre o assunto.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is the result of an intervention project that was thought and elaborated to be carried out at E.E. Ulisses Guimarães, from the municipality of Campo Verde, MT, with 9th grade students in the 2020 school year, however, for reasons never before imagined, it was not possible to apply it effectively in the classroom. Therefore, in view of the pandemic period generated by Covid 19, it was rethought by the national coordination of Profletras, a diversified strategy that could meet the specificities of the program, without distancing itself very much from what is normally proposed, but that did not necessarily need to be executed in classroom, since the face-to-face classes have been suspended since March 2020. In an unusual situation, the study redirected activities in order to maintain the operating strategies of the Profletras Program and, at the same time, guarantee the fundamentals of the objectives set. Therefore, the results are based on reading activities that develop students' language skills and competences and also promote knowledge of the literature produced in Mato Grosso, more specifically, in the intervention, the proposal is to carry out a work in the classroom with the poetics of Ivens Cuiabano Scaff. It was intended to boost the contact that students have with the poetic text through diversified activities. Thus, the theoretical bases of access to the adopted work are supported by Antônio Cândido (1995), Sílvia Castrillón (2013) Helder Pinheiro (1995) Teresa Colomer (2007), Regina Zilberman (1991) Maria Teresa Andruetto (2012) Annie Rouxel ( 2013) Antonio Carlos Secchin (2010) Cecília Bajour (2012) Tzvetan Todorov (2007) and others who reflect on literature and who dialogue with the perspective that Literature has a relevant role in the formation of critical readers. It is, therefore, fundamental for the improvement of the teaching-learning process, contributing to increase the forms of social participation of the subjects and to develop intellectual autonomy and social emancipation. One of the reasons for choosing the theme was the identification of the lack of literary reading in the majority of students in the class, as well as the lack of pleasure in reading. We then tried to develop some strategies to try to awaken the taste for reading. We also seek to reflect how the practice of literary reading, more specifically of poetic texts, expands students' worldview and can intellectually emancipate them. The results expected from this study intend to demonstrate that poetry can arouse students' interest in reading, as it allows these readers to participate in experiences through the representation of the world through the elements that are part of their daily lives. Therefore, the development of materials that help teachers apply the literature produced in Mato Grosso in the classroom is significant, since this literature is not available in textbooks and many Portuguese language teachers are not aware of the subject.
|
|
5
|
-
SILVIA MARIA DA SILVEIRA
-
CONTOS AFRICANOS: UM CAMINHO PARA A LEITURA E ESCRITA NO QUINTO ANO, POR MEIO REMOTO
-
Orientador : VERA LUCIA DA ROCHA MAQUEA
-
Data: 29/04/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente Dissertação tem como objetivo apresentar uma abordagem de Leitura, reflexão e escrita a partir de contos africanos, desenvolvida sob a forma de intervenção pedagógica remota, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal 03 de Maio, no município de paranatinga-MT. Como parte dos trabalhos realizados no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, ofertado na Universidade do estado de Mato Grosso _ Unemat, unidade de Cáceres MT. Nessa perspectiva, o objetivo central desta pesquisa é promover ações que busquem o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita de contos africanos, para a compreensão de textos literários e o aprimoramento das relações étnico-raciais na escola e fora dela. Construímos com a participação dos alunos, regras de estudos, modos diferentes de leitura, tais como desenhos, confecção de vídeos, para que pudéssemos encontrar formas de leitura que não fossem voltadas tão somente a prática de leitura textual, geralmente enfadonho para alunos do 5º ano. Além disso, com a intenção de abrir caminhos para a inserção de outros sujeitos com este projeto dentro da escola, com o objetivo de relacionarmos a leitura de contos africanos em sala de aula, e, assim refletirmos sobre os textos que circulam. Por fim, como produto final, foi confeccionado um vídeo sobre o conto: O dia em que explodiu Mabata- bata, a partir das dificuldades de entendimento sobre a leitura do conto, durante o processo. Como resultado, apontamos que o trabalho colocou em evidência vários modos de leitura e possibilitou uma consequência de interpretação e reflexão na escola, fazendo com que, aquele 5º ano se mostrasse responsabilizado pelas práticas de leituras remotas vividas no processo e fora dele.
-
Mostrar Abstract
-
This work aims to present an approach to Reading, reflection and writing from African tales, developed in the form of remote pedagogical intervention, with students of the 5th year of Elementary School of the Municipal School 03 de Maio, in the municipality of paranatinga-MT . As part of the work carried out in the Professional Master's Program in Letters - PROFLETRAS, offered at the State University of Mato Grosso _ Unemat, Cáceres MT unit. In this perspective, the central objective of this research is to promote actions that seek the development of reading and writing activities of African tales, for the understanding of literary texts and the improvement of ethnic-racial relations at school and beyond. We built, with the participation of students, study rules, different ways of reading, such as drawings, making videos, so that we could find ways of reading that were not focused solely on the practice of textual reading, generally boring for 5th grade students. . In addition, with the intention of opening paths for the insertion of other subjects with this project within the school, with the objective of relating the reading of African tales in the classroom, and thus reflecting on the texts that circulate. Finally, as a final product, a video was made about the story: The day when Mabata Bata exploded, from the difficulties of understanding about reading the story, during the process. As a result, we point out that the work highlighted several modes of reading and enabled a consequence of interpretation and reflection at school, making that 5th year be responsible for the remote reading practices experienced in the process and outside of it.
|
|
6
|
-
AMANDA LEMES LUSTIG
-
Bora jogar!!! A gamificação como estratégia de ensino de escrita na perspectiva da complexidade
-
Orientador : VALDIR SILVA
-
Data: 17/06/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Considerando que o domínio das práticas de escrita é de fundamental importância para a formação dos alunos e para sua inserção em uma sociedade cada vez mais mediada pelas tecnologias digitais, a presente pesquisa-intervenção desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras da CAPES / UNEMAT / Cáceres. O objetivo principal desta pesquisa é contribuir para a qualidade das práticas de escrita de alunos de uma escola pública do Município de Cáceres-MT, por meio de proposições de atividades gamificadas, desenvolvidas remotamente por meio do aplicativo WhatsApp. A Gamificação baseia-se na ação de pensar as práticas de ensino como um jogo, utilizando a sistemática e a mecânica do ato de jogar em um contexto fora do jogo (Deterding et all 2011). A Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos norteou todo o processo de intervenção e estudos teórica e metodologicamente, por entender que um grupo de alunos no WhatsApp e suas práticas sociais da linguagem se configuram em um sistema dinâmico complexo. Portanto, sujeito a auto-organização, adaptações, imprevisibilidade, emergência, etc., devido à dinâmica de interação entre os sujeitos (professor e alunos) e os instrumentos utilizados, como materiais didáticos, tecnologias digitais, jogos, etc. A pesquisa foi realizado com 26 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Novo Oriente, localizada na periferia de Cáceres-MT. Para a produção da análise dos dados gerados pela dinâmica de intervenção proposta para esta pesquisa, mobilizei as categorias de análise: Sensibilidade às condições iniciais, Diversidade, Adaptação, Auto-organização, Interação, Imprevisibilidade. O trabalho está organizado em sete partes que configuraram seis fases de um jogo; cada fase tinha suas missões que deveriam ser cumpridas pelos alunos com o objetivo de acumular uma pontuação que seria trocada por um prêmio comum a todos os alunos. Ao final da intervenção, foi possível verificar a melhora das práticas de escrita dos alunos mesmo em situações de ensino a distância.
-
Mostrar Abstract
-
Considering that the mastery of writing practices is of fundamental importance for the instructions of students and for their inclusion in a society increasingly mediated by digital techonolies, the present research-intervention developed within the scope of the CAPES Professional Master’s Degree Program in Letters / UNEMAT / Cáceres. The main objective of this research is contribute to the quality of the writing practices of students from a public school in the Municipality of Cáceres-MT, through propositions of gamified activities, developed remotely through the WhatsApp application. The Gamification is based on the action of thinking the teaching practices like a game, using the systematic and mechanics of the act of playing in an out-of-game context (Deterding et all 2011). The Theory of Complex Dynamic Systems guided the entire process of intervention and studies theoretically and methodologically, as I understand that a group of students on WhatsApp and their social practices of the language are configured in a complex dynamic system. Therefore, subject to auto-organization, adaptations , unpredictability, emergence, etc., due to the dynamics of interaction between the subjects (teacher and students) and the instruments used, such as didactic materials, digital technologies, games, etc. The research was carried out with 26 students from the 7th year of elementary school at the Municipal School Novo Oriente, located on the periphery of Cáceres-MT. For the production of the analysis of the data generated by the dynamics of intervention proposed for this research, I mobilized the categories of analysis: Sensitivity to initial conditions, Diversity, Adaptation, auto-organization, Interaction, Unpredictability. The work is organized into seven parts that configured six phases of a game; each phase had its missions that should be completed by the students with a view to accumulating a score that would be exchanged for a prize common to all students. At the end of the intervention, it was possible to verify the improvement of students' writing practices even in remote teaching situations.
|
|
7
|
-
CHRISTINA BARBOSA GUIMARÃES FERREIRA
-
Violência no namoro: um olhar discursivo sobre as práticas de leitura e escrita na escola
-
Data: 09/07/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação, vinculada ao Mestrado Profissional em Letras, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Cáceres-MT, é resultado de um projeto propositivo, que surgiu como interventivo, mas devido à pandemia da COVID19, teve de ser alterado, pela impossibilidade de execução com os alunos na escola. Nosso trabalho está pautado teoricamente na Análise de Discurso de linha pêcheuxtiana, iniciada na Franca, que traz Eni Orlandi como sua precursora no Brasil. Como objetivo principal, trabalhamos o processo de constituição da autoria em sala de aula, mobilizando a leitura e escrita por meio de diversas atividades de produção de textos, sempre relacionado ao tema Violência no Namoro. Esse projeto foi construído, tendo como referência os alunos do 9º ano da EE Irene Gomes de Campos, no município de Várzea Grande-MT. Para alcançar nosso objetivo, propomos o trabalho com diversos materiais significantes como imagens, charges, propagandas, tirinhas e músicas sobre o tema escolhido, para que os alunos possam constituir seu arquivo de leitura, com o qual trabalharão em seus processos de escrita, a partir de condições que os possibilitem a constituirem sua autoria nos textos que produzirão em sala de aula. No desenvolvimento das atividades do projeto, propusemos que o aluno possa compreender os sentidos da violência atualmente e, até o término das atividades, possa se posicionar enquanto sujeito autor, dentro da temática trabalhada. A escolha do tema deveu-se ao fato de, no dia a dia da sala de aula, observarmos uma “naturalização” da violência nas relações afetivas e como o namoro é onde esses jovens iniciam seus relacionamentos, objetivamos compreender, pela escrita, essa violência no namoro, a partir das produções de sala de nossos alunos. Para isso, buscamos entender como se dá a violência entre os jovens e como podemos contribuir para a prevenção e diminuição de seus índices, compreendendo como funcionam estes sentidos em quem se coloca como perpetrador da violência e em quem se coloca como vítima. Como produto final, foi produzido um material (caderno de atividades discursivas) para que os professores possam trabalhar a leitura e a escrita, buscando a autoria, dentro do tema violência no namoro, nas aulas de Língua Portuguesa.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation, linked to the Professional Master's Degree in Languages, at the University of the State of Mato Grosso, Campus Cáceres-MT, is the result of a propositional project, which emerged as interventional, but due to the COVID19 pandemic, it had to be changed, due to the impossibility of execution with students in school. Our work is theoretically based on the Discourse Analysis of Pecheuxtian line, started in Franca, which brings Eni Orlandi as its precursor in Brazil. As main objective, we work on the process of constitution of authorship in the classroom, mobilizing reading and writing through various text production activities, always related to the theme Violence in Dating. This project was built having as a reference the 9th grade students of the EE Irene Gomes de Campos, in the municipality of Várzea Grande-MT. To achieve our goal, we propose to work with several significant materials such as images, cartoons, advertisements, cartoons and songs on the chosen theme, so that students can build their reading archive, with which they will work in their writing processes, from of conditions that enable them to constitute their authorship in the texts they will produce in the classroom. In the development of the project activities, we proposed that the student can understand the meanings of violence today and, until the end of the activities, can position himself as an author subject, within the worked theme. The choice of the theme was due to the fact that, in the daily life of the classroom, we observe a "naturalization" of violence in affective relationships and as dating is where these young people start their relationships, we aim to understand, through writing, this violence in dating, from the classroom productions of our students. For this, we seek to understand how violence occurs among young people and how we can contribute to the prevention and reduction of its rates, understanding how these meanings work in those who place themselves as perpetrators of violence and in those who place themselves as victims. As a final product, a material was produced (book of discursive activities) so that teachers can work on reading and writing, seeking authorship, within the theme violence in dating, in Portuguese language classes.
|
|
8
|
-
SILVANI DE PAULA TAVARES
-
LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO: PROTAGONISMO DO SUJEITO-LEITOR EM CONTOS DIVERSOS
-
Orientador : OLGA MARIA CASTRILLON MENDES
-
Data: 28/07/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem como objetivo geral: propor atividades de leitura aos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Acadêmico Lauro Augusto de Barros, ampliar as suas competências leitoras e lhes possibilitar a produção dos próprios textos e a revelação das suas subjetividades imbricadas no processo de constituição dos sentidos.
Para tanto, utilizamos o gênero contos fantásticos a fim de desencadear reflexões acerca da condição humana, da miséria, do preconceito, da solidão, da loucura, da maldade e da morte por meio da ironia, da fantasia e do estranhamento diante dos eventos narrados. Esperamos, dessa maneira, atrair o interesse, o prazer e a apropriação da leitura de textos em geral.
Como apoio teórico utilizamos: a) a formação do sujeito leitor a partir de Iser (1979) e Jauss (1979); b) a leitura subjetiva com base nos pressupostos de Jouve (2002, 2012); Rouxel (2013) e Xypas (2018); c) a leitura literária através dos postulados de Colomer (2008); d) a literatura fantástica conforme os preceitos de Todorov, Cortázar e Roas, dentre outros.
A metodologia utilizada foi baseada na pesquisa-ação postulada por Thiollent (2008) e as atividades de leitura e escrita dividiram-se em: 1) leitura de 06 contos extraídos da obra Contos estranhos de Eduardo Mahon; 2) leitura de 03 contos da obra Azul de fevereiro desse mesmo autor; 3) leitura de outros 3 contos, tais como: A menina dos fósforos de Hans Christian Andersen, Olhos d’água de Conceição Evaristo e O gato preto de Edgard Allan Poe; 4) elaboração de diários de leitura; 5) produção de contos; 6) análise das produções dos discentes sob o viés da leitura subjetiva.
Esta pesquisa tem como base a abordagem da teoria da recepção e da leitura subjetiva com leitores e produtores de contos em processo inicial de conscientização de sua experiência estética e reconhecimento do outro e de si enquanto ser social.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation has the general objective: to propose reading activities to 9th grade students of the State Academic School Lauro Augusto de Barros, expand their reading skills and enable them to produce their own texts and reveal their subjectivities embedded in the process of constitution of the senses.
For this, we use the fantastic tale’s genre in order to trigger reflections on the human condition, misery, prejudice, loneliness, madness, evil and death through irony, fantasy and estrangement in the face of the narrated events. We hope, in this way, to attract the interest, pleasure and appropriation of reading texts in general.
As theoretical support we use: a) the formation of the subject reader from Iser (1979) and Jauss (1979); b) the subjective reading based on the assumptions of Jouve (2002, 2012); Rouxel (2013) and Xypas (2018); c) literary reading through the postulates of Colomer (2008); d) fantastic literature according to the precepts of Todorov, Cortázar and Roas, among others.
The methodology used was based on the action-research postulated by Tiollent (2008) and the reading and writing activities were divided into: 1) reading of 06 short stories taken from the work Strange Tales by Eduardo Mahon; 2) reading of 03 short stories from the work Azul de February by the same author; 3) reading of 3 other stories, such as: Hans Christian Andersen's Girl with matches, Conceição Evaristo's Olhos d'água and Edgar Allan Poe's Black cat; 4) preparation of reading diaries; 5) production of stories; 6) analysis of students' productions under the bias of subjective reading.
This research is based on the approach of reception theory and subjective reading with readers and story producers in an initial process of awareness of their aesthetic experience and recognition of the other and of themselves as a social being.
|
|
9
|
-
Rosilane Silva dos Santos
-
NARRATIVAS LITERÁRIAS INFANTOJUVENIS: A PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
-
Orientador : ELIZETE DALL COMUNE HUNHOFF
-
Data: 30/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Objetivamos, nesta dissertação, refletir sobre uma pesquisa desenvolvida em um projeto interventivo no Programa de Mestrado Profissional PROFLETRAS. Este abordou processos de leitura e produção textual, sob a perspectiva dos estudos literários, embasados de acordo com a teoria-metodológica da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1967), e outros autores que discorrem sobre o ensino da literatura, a formação do leitor e o letramento literário, como Regina Zilberman (1989), Rildo Cosson (2019), Nelly Novaes Coelho (2000), Vincent Jouve (2012). Em nosso recorte selecionamos textos literários de Ivens Cuiabano Scaff (2006), Maria de Lourdes da Silva Ramos (2005), Cristina Campos (2008), Durval de França (2008), Alexandre Azevedo (2015), Iraci Conceição Romagnolli Dias (2012), Eduardo Mahon (2019) e Marta Cocco (2019), com a temática sobre o meio ambiente que proporcionou reflexão e interação a alunos do 5º Ano - 2º Ciclo do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Campo Vila União, localizada em Primavera do Leste, MT, sobre as transformações ambientais que o município sofre ao longo dos anos. Baseamo-nos nas metodologias ativas e pesquisa-ação para desenvolvermos as práticas de ensino literário, numa sequência de atividades com momentos motivacionais e vivências de leituras de diversos gêneros textuais, tais como: contos, poemas, filmes, fotografias, letras de música, entrevistas, produções autorais e exposições, em aulas virtuais/remotas devido á pandemia do Covid 19 que assolou todo o planeta, nestes anos de 2020 e 2021. Desta maneira, as atividades de linguagem realizadas proporcionaram aos educandos competências e habilidades para a produção de relatos orais e escritos, apresentações artísticas como forma de expressão literária, reflexão contínua sobre a sua interação com o meio, críticas e argumentações. Percebemos que as práticas literárias de ensino, dinamizadas nos momentos de aprendizagem, fortaleceram a formação leitora discente. Como contribuição pedagógica, produzimos um material didático intitulado Coletânea de atividades literárias para o Ensino Fundamental I, composto a partir do desenvolvimento das aulas planejadas à luz das orientações de documentos oficiais e aporte teórico do ensino literário.
-
Mostrar Abstract
-
In this dissertation, we aim to reflect on a research developed in an interventional project in the PROFLETRAS Professional Master's Program. It addressed processes of reading and textual production, from the perspective of literary studies, based on the theory-methodological aesthetics of reception, by Hans Robert Jauss (1967), and other authors who discuss the teaching of literature, the training the reader and literary literacy, such as Regina Zilberman (1989), Rildo Cosson (2019), Nelly Novaes Coelho (2000), Vincent Jouve (2012). In our clipping we selected literary texts by Ivens Cuiabano Scaff (2006), Maria de Lourdes da Silva Ramos (2005), Cristina Campos (2008), Durval de França (2008), Alexandre Azevedo (2015), Iraci Conceição Romagnolli Dias (2012), Eduardo Mahon (2019) and Marta Cocco (2019), with the theme on the environment that provided reflection and interaction to students from the 5th year - 2nd Cycle of Elementary School, from the Campo Vila União State School, located in Primavera do Leste, MT, on the environmental transformations that the municipality undergoes over the years.We rely on active methodologies and action research to develop literary teaching practices, in a sequence of activities with motivational moments and reading experiences of various textual genres, such as: short stories, poems, films, photographs, music lyrics, interviews, copyright productions and exhibitions, in virtual/remote classes due to the pandemic of Covid 19 that has plagued the entire planet, in these years 2020 and 2021.Thus, the language activities performed provided the students with skills and abilities for the production of oral and written reports, artistic presentations as a form of literary expression, continuous reflection on their interaction with the environment, criticisms and arguments. We noticed that the literary teaching practices, which were dynamic in the moments of learning, strengthened the student reading formation. As a pedagogical contribution, we produce a didactic material entitled Collection of literary activities for Elementary School I, composed from the development of the classes planned in the light of the guidelines of official documents and theoretical contribution of literary teaching.
|
|
10
|
-
ANA BIBIANNE BOSCOV BRAOS
-
GESTOS DE INTERPRETAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DO DOCUMENTÁRIO EM SALA DE AULA
-
Orientador : MARISTELA CURY SARIAN
-
Data: 27/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras, ofertado na Unemat, Câmpus Universitário de Cáceres Jane Vanini, tem por objetivo problematizar o ensino de leitura e escrita tomando como base o documentário. Filiado ao viés teórico-metodológico da Análise de Discurso de Michel Pêcheux e Eni Orlandi e elaborado para ser desenvolvido com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, entendemos que o material audiovisual oportuniza a circulação de diferentes materialidades significantes em sala de aula, por meio das especificidades de sua composição, apresentando-se como uma entrada possível de se trabalhar o funcionamento da linguagem em sua historicidade constitutiva na escola. Para dar consequência à relação teoria-prática, elaboramos o Caderno Leitura e produção de documentário: uma proposta discursiva para o ensino de Língua Portuguesa, mobilizando a constituição, a formulação e a circulação do discurso, como forma de dar visibilidade à falha, ao equívoco e à exterioridade constitutiva da língua, no batimento estrutura-acontecimento. Estruturado em seis atividades: I – Roda de conversa: a leitura para além da escrita; II – Construção de um arquivo de leitura; III – Gestos de leitura, IV- Gestos de interpretação; V – Da paráfrase à polissemia e VI – Oficinas para produção de documentário, as propostas gravitam em torno da oralidade, escrita, leitura, pesquisa e produção de documentário e colocam em evidência a historicidade e as especificidades do documentário. Propõe-se, assim, com este trabalho, abrir espaços para gestos de autoria inscrita na história, em sala de aula, a fim de que se possa instaurar novas maneiras de ler e escrever e, desta forma, contribuir para que o sujeito-aluno se posicione criticamente diante das questões postas em sala de aula e, daí, para além da escola.
-
Mostrar Abstract
-
This work, linked to the Professional Master's Program in Letters – ProfLetras, offered at Unemat, University Campus of Cáceres Jane Vanini, aims to problematize the teaching of reading and writing based on documentary. Affiliated to the theoretical-methodological approach of Discourse Analysis by Michel Pêcheux and Eni Orlandi and designed to be developed with students from the ninth year of Elementary School, we understand that the audiovisual material provides the opportunity for the circulation of different significant materialities in the classroom, through the specificities of its composition, presenting itself as a possible entry to work on the functioning of language in its constitutive historicity at school. To give effect to the theory-practice relationship, we created the Reading Notebook and Documentary Production: a discursive proposal for the teaching of Portuguese Language, mobilizing the constitution, formulation and circulation of discourse, as a way of giving visibility to failure, to misunderstanding and the constitutive exteriority of the language, in the structure-event beat. Structured in six activities: I – Conversation circle: reading beyond writing; II – Construction of a reading file; III – Reading gestures, IV – Interpretation gestures; V – From paraphrase to polysemy and VI – Workshops for documentary production, the proposals revolve around orality, writing, reading, research and documentary production and highlight the historicity and specificities of documentary. It is proposed, therefore, with this work, to open spaces for gestures of authorship inscribed in history, in the classroom, in order to establish new ways of reading and writing and, in this way, contribute to the subject-student take a critical position on the issues raised in the classroom and, from there, beyond the school.
|
|
11
|
-
AULENI DIAS FREITAS DE MORAES
-
LEITURA DO ESPAÇO PÚBLICO DE LAZER: A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA NA ESCOLA
-
Orientador : SANDRA RAQUEL DE ALMEIDA CABRAL HAYASHIDA
-
Data: 28/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta uma proposta de leitura e escrita a ser desenvolvida em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, no município de Araputanga-MT, como parte dos trabalhos realizados no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Unidade UNEMAT/Cáceres/MT. Ancorada na perspectiva teórico-metodológico da Análise de Discurso pecheuxtiana, busca-se construir um arquivo de leitura sobre os espaços públicos de lazer da cidade de Araputanga, com o objetivo de oferecer condições aos alunos de assumirem gestos de autoria para a produção de um Atlas sobre esses espaços públicos de lazer. Nesse sentido, abordou-se as condições de produção do trabalho, apresentando, incialmente, um estudo sobre a cidade de Araputanga, discorrendo sobre o processo de sua fundação até os dias atuais. Posteriormente, mostrou-se o percurso teórico, que possibilitou deslocamentos e rupturas necessários para assumir a posição-professor que media o conhecimento, bem como para trabalhar a língua e a linguagem na sala de aula, desenvolvendo uma proposta discursiva com a leitura e escrita com vista à autoria. Nessa direção, o arquivo de leitura foi constituído de diferentes materialidades discursivas como textos historiográficos sobre a cidade, textos jurídicos sobre o lazer, mapas, vídeos, fotografias, enquetes, verbetes de dicionário, entrevistas, dentre outros. A partir dessas materialidades foi possível mostrar como se dá o trabalho de leitura e escrita sob o ponto de vista discursivo para conhecer a cidade. Assim, a proposta buscou trabalhar a língua/linguagem fazendo sentido na prática, ou seja, em suas situações reais de uso, compreendendo que os sujeitos são interpelados pela ideologia e pelas condições de produção. O sentido de lazer foi ampliando a cada leitura, pois existe um leque de possibilidades para significá-lo. Várias práticas de linguagem foram utilizadas, mobilizando a teoria adotada e abordando questões referentes à leitura, à interpretação e à autoria. Pode-se dizer que, com as práticas de leitura e escrita aqui propostas, os alunos venham a constituir uma memória discursiva sobre o lazer, de modo a assumirem-se autores na produção de um Atlas dos Espaços Públicos de Lazer de Araputanga. Desse modo, esta proposta oferece condições para possibilitar a constituição da autoria na escola e (re)significar o ensino-aprendizagem da língua/linguagem nas aulas de língua portuguesa.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation presents a proposal for reading and writing to be developed in a class of the ninth
year of Elementary School at the Nossa Senhora de Fátima State School, in the municipality of Araputanga-MT,
as part of the work carried out in the Graduate Program, Professional Master's Degree in Letters – PROFLETRAS,
from the UNEMAT/Cáceres/MT Unit. Anchored in the theoretical-methodological perspective of Pecheuxtian
Discourse Analysis, we seek to build a reading file about public leisure spaces in the city of Araputanga, with the
objective of offering conditions for students to assume authorship gestures for the production of an Atlas
about these public leisure spaces. In this sense, the work production conditions were approached, presenting,
initially, a study on the city of Araputanga, discussing the process of its foundation up to the present day.
Subsequently, the theoretical path was shown, which enabled the necessary shifts and ruptures to assume the
position-teacher that mediates knowledge, as well as to work language and language in the classroom,
developing a discursive proposal with reading and writing with view to authorship. In this sense,
the reading archive was made up of different discursive materialities such as historiographical texts about
the city, legal texts about leisure, maps, videos, photographs, polls, dictionary entries, interviews, among
others. From these materialities, it was possible to show how the work of reading and writing takes place
from the discursive point of view to get to know the city. Thus, the proposal sought to work the
language/language making sense in practice, that is, in their real situations of use, understanding
that subjects are questioned by ideology and production conditions. The sense of leisure has expanded
with each reading, as there is a range of possibilities to mean it. Several language practices were used,
mobilizing the theory adopted and addressing issues related to reading, interpretation and authorship.
It can be said that, with the reading and writing practices proposed here, students will constitute a
discursive memory about leisure, in order to assume themselves as authors in the production of an Atlas
of Public Leisure Spaces in Araputanga. Thus, this proposal offers conditions to enable the constitution
of authorship at school and (re)signify the teaching and learning of the language/language in
Portuguese language classes.
|
|
12
|
-
NEUZA SILVA DA CRUZ
-
LITERATURA, LEITURA E ESCRITA VIA ENSINO REMOTO: LACUNAS DE PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS EM TEXTOS LITERÁRIOS
-
Orientador : ELIZETE DALL COMUNE HUNHOFF
-
Data: 14/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Nesta dissertação, discorre-se sobre a prática da leitura como elemento primordial na aquisição e construção de conhecimentos no ambiente escolar. Reflete-se sobre o desenvolvimento de um projeto interventivo realizado no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. A intervenção ocorreucom alunos do 7ºe 8º Anos, do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Irmã Miguelina Corso, município de São Pedro da Cipa, MT. Teve como objetivo promover o ato de leitura, de interpretação e escrita, por meio de textos literários. Também ampliar a sensibilidade discente para produzirem textos ficcionais, orais e escritos, de diferentes gêneros, visando à formação de leitores, com o tema “o preconceito e o estereótipo”. Fundamentamo-nos em estudos pautados nos conceitos de leitura e literatura abordados por Jauss (1994), Zilberman (1989), Jouve (2002), Cosson (2012), Coelho (2000), Colomer (2007), dentre outros. Com textos ligados à literatura infantojuvenil procurou-se criar condições aos alunos para ampliarem suas habilidades comunicativas e argumentativas. Devido à Pandemia do Covid 19 que assolou a todos em 2020, o projeto foi readequado para ser aplicado com uso de tecnologias digitais, em aulas remotas. Como suporte teórico à concretização exitosa da intervenção, baseou-se também nas metodologias ativas e pesquisa-ação.O produto final, elencado ao final da dissertação, é uma Coletânea de Atividades de Intervenções Pedagógicas, na qual constam abordagens reflexivas ligadas ao desempenho docente e discente. O uso da tecnologia teve relevância para o desenvolvimento das ações, pois, proporcionou aos alunos a recepção dos textos e atividades e a consequente avaliação. Comesta pesquisa, espera-se contribuir para o fortalecimento e a consolidação de trabalhos futuros, em práticas escolares significativas, que visem à melhoria do ensino de linguagens e a formação cidadã.
-
Mostrar Abstract
-
The dissertation discusses the practice of reading as an important element in the acquisition and construction of knowledges. It reflects on the development of an interventional project carried out in the Programa de MestradoProfissionalemLetras – PROFLETRAS (Professional Master’s Degree in Languages - PROFELETRAS). The interventional approach managed students from the 7th and 8th grades of an elementary school named, Irmã Miguelina Corso, municipality of São Pedro da Cipa, MT.It focused on teaching the reading habits, interpretation and writing through literary texts. Also amplify the students’ sensibility to produce fictional texts, as well oral and written, of different genres focusing on readers’ formation, which theme is “Prejudice and Stereotype”.We are based on studies centered on the concepts of Reading and Literature approached by Jaus (1994), Zilberman (1989), Jouve (2002), Couson (2012), Coelho (2000), Colomer (2007) among others. With texts related to children’s literature, it sought to create conditions for students to expand their communicative and argumentative skills. Due to the Covid – 19 pandemic, that frightened everyone in 2020, the Project readjusted to be applied using digital technologies in remote classes.The active methodologies and action research provided theoretical support into the successful intervention.As a final product it is listed at the end a Collection of Pedagogical Interventions Activities, which contains reflexive approaches linked to the development of the teacher and student. The use of technology got relevancy to the development of actions and proportionated to students a reception of texts and activities. We hope to contribute to the strengthening and consolidation of future Works, in significant school practices, aimed at improving the learning and consequently the citizen formation.
|
|
13
|
-
CLEUSA MARIA PRATES BUENO
-
DIÁLOGO ENTRE FICÇÃO E REALIDADE: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO REMOTO
-
Orientador : EVERTON ALMEIDA BARBOSA
-
Data: 15/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta as reflexões acerca da nossa pesquisa, aplicada no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Vilhena CTPM-V, com alunos do 7º ano do ensino fundamental. A proposta teve como intuito desenvolver ações que proporcionassem aos alunos experiências significativas com a leitura e com a escrita, dando ênfase à intertextualidade a partir de um tema: “a exploração do trabalho infantil”. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação, fundamentada em Thiollent (1986). Nossa pesquisa foi desenvolvida totalmente de forma remota, devido ao distanciamento causado pela pandemia da Covid 19. Tivemos como referências, teóricos como Antunes (2016), que trata do conhecimento acerca de outros textos previamente postos em circulação; Martins (2012) e Fleck (2007), os quais nos possibilitaram compreender que os níveis sensorial e emocional de leitura eram os mais apropriados aos alunos, na fase em que se encontravam os de nossa pesquisa; Bakhtin (2018), que nos direcionou sobre a noção de sujeito, e os diálogos estabelecidos deste com Langlade (2004), quando esta trata da leitura subjetiva. Dessa forma, ao se trabalhar com a leitura, percebemos a importância de respeitar os diferentes sujeitos vindos de diferentes condições sociais, pois cada aluno ocupa um lugar único e tem olhares e leituras singulares perante o texto e o mundo que o cerca. A pesquisa contemplou o conto em interface com outras linguagens e gêneros como: a música, a reportagem, o mapa e o estatuto. Propusemos trabalhar com o conto A Pequena Vendedora de Fósforos, de Hans Cristian Andersen (2010) em diálogo com diferentes linguagens e gêneros. Todas as leituras realizadas serviram de subsídios para o processo de criação de textos pelos alunos. Nesse sentido, pudemos constatar o desenvolvimento de habilidades apresentadas nos objetivos desta pesquisa, como a compreensão das relações entre textos e entre literatura e realidade.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation presents the reflections about our research, applied at Colégio Tiradentes of the Military Police of Vilhena CTPM-V, with students of the 7th year of elementary school. The proposal aimed to develop actions that provide students with significant experiences with reading and writing, emphasizing intertextuality based on a theme: “the exploitation of child labor”. The research methodology used was action research, based on Thiollent (1986). Our research was developed entirely remotely, due to the distance caused by the Covid 19 pandemic. We had as references, theorists such as Antunes (2016), who deals with knowledge about other texts previously put into circulation; Martins (2012) and Fleck (2007), which enabled us to understand that the sensory and emotional levels of reading were the most appropriate for students, at the stage in which those of our research were; Bakhtin (2018), who directed us to the notion of subject, and the dialogues established between this and Langlade (2004), when it deals with subjective reading. In this way, when working with reading, we realize the importance of respecting different subjects coming from different social conditions, as each student occupies a unique place and has unique views and readings before the text and the world around him. The research contemplated the short story in interface with other languages and genres such as: music, reportage, map and statute. We proposed to work with the short story The Little Match Girl, by Hans Cristian Andersen (2010) in dialogue with different languages and genres. All the readings performed served as subsidies for the process of creating texts by the students. In this sense, we could see the development of skills presented in the objectives of this research, such as the understanding of the relationships between texts and between literature and reality.
|
|