|
Dissertações |
|
1
|
-
WAGNER SOUZA VITORINO
-
COMPOSIÇÃO MUSICAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA APLICADA EM ESCOLA PÚBLICA – VILHENA -RO
-
Orientador : CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
-
Data: 11/05/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação em ensino de História versa sobre o estudo investigativo do uso da composição musical como metodologia ativa de ensino que viabilize à aprendizagem significativa e crítica dos conteúdos de História. O problema que motivou a investigação foi como se dá o fenômeno do emprego de linguagens diferenciadas no ensino de História? Essa investigação teve como objetivo geral analisar a possibilidade do emprego da composição musical com temas históricos nas aulas de História. Também pretendeu atingir os objetivos específicos tais como: conhecer e aprimorar o uso da musicalidade no ensino de História; criar estratégias para ensinar os conteúdos do livro didático, por meio da composição de músicas em parceria com alunos do ensino fundamental; diferenciar métodos de ensino em História por meio do emprego da composição musical, com a intenção de cognição histórica; avaliar os estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM – V, localizado na cidade de Vilhena – RO, com o propósito de verificar a aprendizagem pretendida com a pesquisa. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, com relação aos processos da educação e do ensino, utilizou-se Carla Beatriz Meiners (2010), Circe Bittencourt (2008), Paulo Freire (1996), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (2007) e Selva Guimarães (2012). Na perspectiva de analisar o emprego da música no ensino de História, recorreu-se às obras de Tiago Madolozzo (2015), José D’Assunção Barros (2018) e Ramon Bezerra Souza (2018). É uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Para a realização da coleta de dados, a pesquisa deu-se por meio da realização de prática didática com o recurso de oficinas realizadas em sala de aula no ano de 2019, empregando a composição musical com temas históricos nas atividades, que envolveu os alunos do ensino fundamental. Como propôs a pesquisa, com o desenvolvimento da prática pedagógica mediante oficinas em sala de aula, realizou-se a coleta de relato das experiências, assim como a descrição das ações realizadas. Por conseguinte, a investigação contribui para compreender a relação entre professor e aluno envolvidos no processo de ensino de História com a realização de composição de músicas com temas históricos. Com o que foi discorrido, verificou-se que, o fenômeno da aprendizagem significativa uma vez que os alunos relacionaram seus saberes com as propostas de conteúdo detectando as rupturas e permanências dos acontecimentos tais como exploração da mão de obra das classes mais necessitadas, preconceito de gênero, em específico contra as mulheres e racismos vigentes na sociedade atual. O que foi dissertado, apresenta o posicionamento crítico dos alunos ao constatarem e proferirem sobre os aspectos de exclusão, exploração, machismo e discriminação, nos conteúdos propostos para as oficinas. Além disso, destaca a importância de diferentes linguagens para o ensino de História. Como produto, foram elaborados três vídeos musicalizados, elaborados a partir das composições realizadas nas oficinas. Os vídeos ilustrados com desenhos autorais dos alunos ficarão disponíveis em plataforma digital para que os professores possam utilizá-los em suas aulas de História.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation in History teaching, deals with the use of musical composition as a possible methodology for the critical learning of History contents. The problem that motivated the investigation was to verify how the phenomenon of the use of different languages occurs in the teaching of History. This investigation aims to know and improve viable methodologies for the use of musicality in the teaching of History; create strategies to teach the contents of the textbook, by composing music in partnership with elementary school students; differentiate teaching methods in history through the use of musical composition, with the intention of historical cognition; to evaluate the students of the Colégio Tiradentes of the Military Police - CTPM - V, located in the city of Vilhena - RO, with the purpose of verifying the intended learning with the research. To theoretically base the research, in relation to the processes of education and teaching, Carla Beatriz Meinerz (2010), Circe Bittencourt (2011), Paulo Freire (2005), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (2007) and Selva Guimarães were used (2012). In order to analyze the use of music in the teaching of history, the works of Tiago Madolozzo (2015), José D’Assunção Barros (2018) and Ramon Bezerra Souza (2018) were used. It is a qualitative research with a descriptive approach. Regarding the collection of data from the results of the workshops held in the classroom in the year 2019, having the musical composition with historical themes, with the resource of conducting History classes, involving elementary school students. As the research proposes, with the development of pedagogical practice through workshops in the classroom, the collection of reports on the experiences was carried out, as well as the description of the actions carried out. Therefore, the investigation contributes to understanding the relationship between teacher and student involved in the history teaching process with the realization of music composition with historical themes. With the dissertation on the agenda, it was found that learning came about in a significant way, since, students, related their knowledge to the content proposals detecting the ruptures and permanences of the events. This research presents the critical positioning of students when they find out and speak about the aspects of exclusion, exploitation, machismo and discrimination, in the contents proposed for the workshops. In addition, it highlights the importance of different languages for teaching history. As a final product, three music videos were created, based on the compositions made in the workshops. The videos illustrated with students' authorial drawings will be available on a digital platform so that teachers can use them in their History classes.
|
|
2
|
-
Lilian Santos de Andrade
-
A LEI TEM QUE VALER DESDE O PORTÃO”: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES - IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL N° 10.639/03 NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Orientador : OSVALDO MARIOTTO CEREZER
-
Data: 12/05/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem por objetivo analisar como se deu a implementação da Lei Federal n. 10.639/03 na educação básica em Poconé/MT a partir de uma escola estadual da cidade, em especial, dos saberes e práticas mobilizados por professores de História, Arte e Língua Portuguesa que têm em comum o trabalho na escola escolhida como lócus de pesquisa, mas atuam ou atuaram em outras do mesmo município. Utilizamos fontes orais com entrevistas com professores das disciplinas de História, Artes e Literatura, áreas focadas pela lei estudada e fontes documentais, tais como leis, diretrizes e orientações curriculares nacional e estadual, documentos escolares e bibliografia sobre o tema. Utilizamos a entrevista oral baseada nos procedimentos da história oral temática e buscamos construir um diálogo entre os registros orais e as fontes documentais. A investigação se baseou na abordagem qualitativa somada a perspectiva teórica intercultural crítica e os estudos decoloniais. Nossa preocupação é compreender as múltiplas vozes e percepções dos colaboradores, evidenciando a pluralidade de ideias, representações e concepções sobre o tema estudado. Nossas inquietações dizem respeito a pensar se e como tem sido a decolonização dos saberes na educação básica, o que tem sido feito para o combate ao racismo, o preconceito e a exclusão social dos negros para que haja reconhecimento desses sujeitos que historicamente não têm sido reconhecidos na modernidade/colonialidade. Em suma, como a história e a cultura africana e afro-brasileira foram inseridas no lócus de pesquisa. A partir do que nos disseram os professores colaboradores, percebemos as práticas e imaginários racistas que estiveram e ainda estão presentes de diferentes formas e em diferentes âmbitos da escola, os desafios e os problemas estruturais enfrentados pelos professores, o que tem sido feito e o que ainda é preciso ser feito. O caminho para uma implementação efetiva da lei ainda é longo, mas muitas transformações ocorreram e estão ocorrendo. Na escola que serviu de lócus de pesquisa podemos dizer, que apesar dos limites e descontinuidades esse processo possui conquistas importantes, inclusive, para a decolonização dos saberes e práticas escolares. Buscamos com esse estudo contribuir para o debate a respeito dos saberes e práticas dos professores no ensino das relações étnico-raciais na educação básica contemporânea.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to analyse how the Brazilian Federal Law 10.639/03 was implemented in Poconé city’s basic education, in the state of Mato Grosso. It was focused on history, arts, and Portuguese teachers’ knowledge and practices in a state school, who also teach or have already taught in other schools in the same city. The research sources were oral and documentary, such as interviews with the history, arts, and Portuguese teachers; national and state legislations; curricular guidelines; school documents; and bibliography on the subject. The oral interview was based on thematic oral history procedures and this research tries to build a dialogue between oral records and documentary sources. The investigation was based on qualitative research, critical and intercultural theoretical perspectives, and decolonial studies. It aims to understand the interviewed teachers’ multiple voices and perceptions, highlighting the plurality of ideas, representations, and conceptions on the studied theme. The research also seeks to acknowledge whether and how the decolonization of knowledge in basic education happens and what has been done to stop racism, prejudice, and the social exclusion of Black people in order to provide the recognition of these individuals who have not been historically recognized in modernity/coloniality. In conclusion, it aims to understand how African and Afro-Brazilian history and culture were inserted in the locus of research. Through the collaborating teachers interviews, racist practices and racial imaginary that were and still are present in different ways and in different school areas were perceived, besides the challenges and structural problems faced by them, and also what has been or still needs to be done. The path to an effective implementation of the law is still long, but many transformations have occurred and still are occurring in the educational field. In the school that served as the locus of research, despite the limits and discontinuities of programs, this implementation process has important achievements, including the decolonization of school knowledge and practices. This study aims to contribute to the debate regarding the knowledge and practices of teachers in the teaching of ethnic-racial relations in contemporary basic education.
|
|
3
|
-
Leandro Rezende da Silva
-
GAMIFICAÇÃO E JOGOS COM FINS DIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
-
Orientador : CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
-
Data: 10/06/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O tema gamificação e jogos com fins didáticos no ensino de história tenta responder uma questão muito presente na atualidade, isto é, como estas metodologias diferenciadas poderiam contribuir na prática profissional do ensino de história para os estudantes do ensino fundamental anos finais? O uso da gamificação e jogos por professores na educação básica tem sido compreendido como uma metodologia que auxilia no desenvolvimento cognitivo, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e por estas razões promove uma aprendizagem que possui significação para as crianças e os adolescentes, uma vez que se aproxima de suas realidades e permite que se sintam participantes do processo. A pesquisa foi desenvolvida por meio da metodologia participante de Pedro Demo (1982) com estudantes da Escola Sesc Pantanal em Poconé – MT. Esta, tem como propósito, permitir que os estudantes mantenham uma relação de interação com o professor pesquisador na busca por soluções dos problemas. Os referenciais teóricos utilizados foram: Marcello Paniz Giacomoni (2013); Isabel Barca (2001); Flávia Eloisa Caimi (2006); Thais Nívia de Lima Fonseca (2011); Lilian Bacich e José Moran (2018); Geniana dos Santos e Hugo Bovareto de Oliveira Horsth (2019). Como resultado, a pesquisa atesta que tanto os jogos com fins didáticos como as práticas de gamificação promovem a aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental anos finais, operando como um motor motivador e fazendo com que estes se sintam participantes do processo, tornando ativo e significativo o momento de construir conhecimentos históricos.
-
Mostrar Abstract
-
The purpose of this dissertation is to reflect and understand the use of Gamification as an active methodology in the Teaching of History, whose purpose is to enable student action in the construction of knowledge, since the current reality has revealed the need that young people and adolescents have the most appropriate forms of education. If we consider that the classroom can be seen with the idea of a “game”, in which the teacher has the role of teaching and students need to perform various tasks that give them a score or concept, so that in the end, they receive an award, that is, approval or disapproval at the end of the year. In this case, it would be interesting if we reflected on the following question: is this "game" a good "game"? To reflect and discuss this issue, authors who are references in History Teaching, such as Isabel Barca, Flávia Eloisa Caimi, Thais Nívia de Lima Fonseca, among others, were chosen. This is a bibliographical research, but participatory, because during the investigation several gamified classes were built together with the students' participation. Initially, a concise theoretical conceptualization with Maude Bonenfant, Sébastien Genvo and Luciane Maria Fadel et al., Among others, is presented. As this is an Active Methodology applied to History Teaching, a brief investigation was developed on this topic, related to gamification. Related to the context of history teaching for elementary school students in the final years, gamification is understood as a methodology that promotes protagonism and develops skills, enabling greater learning, as it operates as a motivating engine and makes students feel participants in the process. Understanding that the permanent dialogue on the use of gamification in the Teaching of History is a way to improve the professional practice of teachers who want to work with this methodology, it was the intention to build a book that presents this discussion and with suggestions for gamify history lessons. Finally, examples of gamification practice and learning games are used, used in history classes, among others, before and during the Covid-19 pandemic with analysis of the positive aspects and the problems identified.
|
|
4
|
-
FERNANDA JARDIM VIEIRA
-
MEMÓRIAS DE MIGRANTES E ICONOGRAFIAS NA COMPOSIÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA EM COMODORO, MATO GROSSO
-
Orientador : MARIA DO SOCORRO DE SOUSA ARAUJO
-
Data: 25/06/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem como base a questão do ensino de história que parte do local (história local), visando propiciar e promover conhecimentos acerca do processo migratório para a cidade de Comodoro-MT, durante as décadas de 1970 e 1980. O ensino dos conhecimentos históricos em uma perspectiva local está ancorado e é discutido nos diversos documentos que regem a Educação Básica no Brasil e no Estado de Mato Grosso, como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas Orientações Curriculares de Mato Grosso (OCMT), dentre outros, os quais o consideram como primordial para o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes. Pautando-se nesses documentos e em discussões teóricas pertinentes à temática da pesquisa, realizamos debates envolvendo o ensino de história e metodologias de ensino-aprendizagem fundamentadas especialmente na história local, tendo como principais teóricos, Brodbeck (2012), Gonçalves (2007) e Schmidt (2007). A pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva teve como principal enfoque documental as entrevistas com revisitação da memória dos migrantes advindos das mais diversas regiões do país, entre as décadas de 1970 e 1980, e foram realizadas com a metodologia de história oral, a partir das concepções teóricas de Alberti (2004). Estes, ao se estabelecerem aqui, contribuíram para a formação de uma comunidade a partir de um nucleamento rural-urbano que culminou com a formação da cidade de Comodoro-MT. A dissertação foi produzida como requisito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) e busca trazer contribuições à lacuna historiográfica quanto ao processo de migração e formação da cidade de Comodoro-MT. Frente a isso, procuramos produzir uma historiografia da localidade, com foco no processo migratório para a região e de formação do município. As discussões relacionadas aos processos que impulsionaram a migração para as regiões Centro-Oeste e Norte do país, rumo à chamada Amazônia Legal, na qual Comodoro se insere, estão ancoradas nas concepções teóricas de Guimarães Neto (2003). O aporte teórico acerca de memórias e o processo de ensino-aprendizagem seguem a perspectiva teórica de Le Goff (1990) e Halbwachs (1968), dentre outros estudiosos, e as discussões que fundamentam as iconografias, têm como principal referencial teórico Kossoy (2001; 2002). O viés da História Cultural discutido no texto fundamenta-se, sobretudo, no aporte teórico de Roger Chartier (2002). A presente dissertação divide-se em três capítulos, através dos quais ambicionamos promover um estímulo aos professores da educação básica do município a incluírem esses conteúdos e documentos referentes à história local em suas práticas de ensino. Dedicamos uma sessão dessa dissertação a um debate acerca das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), como uma breve discussão acerca do seu papel no processo de ensino-aprendizagem no século XXI, culminando com a apresentação do produto pedagógico, resultado dessa dissertação e das discussões nela travadas. O website intitulado “Saber mais de História Local - Memória & História comodorense”, foi idealizado e criado com a pretensão de impulsionar o acesso da comunidade comodorense, sobretudo, professores e alunos, a materiais histórico-documentais, imagéticos e cartográficos que proporcionem e ampliem as possibilidades de trabalho com a história local. Partimos do pressuposto de que a história é de grande relevância para a formação dos discentes enquanto cidadãos críticos e pensantes que conhecem e compreendem a história da qual fazem parte. Esperamos que os materiais produzidos a partir dessa dissertação possibilitem aos estudantes oportunidades de compreenderem a história de construção e constituição da localidade onde vivem, bem como se entenderem como parte desse processo histórico que está em constante construção.
-
Mostrar Abstract
-
Based on the assumption that history is of paramount importance for the education of students as critical and thinking citizens who know and understand the history of which they are part, this work is based on the issue of teaching history from the place, and aims to promote knowledge about the formation of the city of Comodoro, located in western Mato Grosso, as well as encouraging teachers of basic education in the municipality to include these contents in their classes, and students to understand themselves as part of this historical process that is constantly under construction . The teaching that leaves the place is anchored and is discussed with support in the various documents that govern Basic Education in Brazil and in the State of Mato Grosso. In view of this, and in accordance with State Law No. 5,573 / 90, which establishes the mandatory teaching of the subjects of History, Geography and Literature of Mato Grosso, “in 1st and 2nd grade schools, public or private”, which operate in the State, the present work aims to produce a historiography of the locality of Comodoro / MT through documents pertinent to the research theme, but it focuses on documentary interviews such as revisiting the memory of migrants from the most diverse regions of the country, between the 1970s and 1980. These, as migrants, settled and contributed to the formation of the Comoros society from a rural-urban nucleus that became the city of Comodoro, located in western Mato Grosso. This work was produced during the course of the Professional Master's Program in History Teaching (PROFHISTÓRIA) and seeks to address the historiographical gap regarding the formation of the city of Comodoro, through interviews with former residents of the city, as well as photographs and institutional documents that give tells the story of that locality, resulting in a pedagogical product to be used by the teachers of Basic Education of the schools of the municipality, in order to boost the inclusion of the history of the locality together with the didactic-pedagogical contents worked in the teaching practices. The product will be a website entitled “Know more about Local History - Memory & History of Comoros”, in which documentary, imagery and cartographic materials will be made available to make it possible to work with local history in the classroom as documentary sources collected during the research, as well as as class proposals materialized in didactic sequences.
|
|
5
|
-
Paulo Roberto Guimarães
-
ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL: O PROCESSO DE OCUPAÇÃO E COLONIZAÇÃO DO ARAGUAIA MATO-GROSSENSE E A FORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CANARANA-MT.
-
Orientador : EDISON ANTONIO DE SOUZA
-
Data: 30/06/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de ocupação e colonização que deu origem ao município de Canarana-MT em uma região de fronteira e refletir como a História Local pode contribuir para o ensino de História, pensando, a partir de documentos e relatos orais dos sujeitos que participaram desse processo histórico. Para efeito dessa pesquisa foi selecionado três grupos de sujeitos, cada um deles comungam de traços culturais distintos, são eles: os migrantes sulistas, vindos principalmente do Estado do Rio Grande do Sul; os posseiros que ocupavam áreas de terras no então município de Barra do Garças, onde na atualidade corresponde ao município de Canarana-MT e; o povo indígena da etnia Xavante que vivem há mais de dois séculos no território. A documentação utilizada para a análise foram relatos de memória publicados em livros impressos e disponíveis em gravação de áudio, recorremos também às fontes documentais encontradas no Arquivo Nacional, em versão online, e no arquivo que se encontra sobre os cuidados da Fundação Pró-Memória de Canarana, além de bibliografias que tratam da discussão relativas à pesquisa. Através dessa investigação, utilizando bibliografias e documentos, podemos conhecer mais a fundo o processo de ocupação e colonização do território que hoje corresponde ao Município de Canarana-MT, demostrando as contradições entre o discurso oficial, que se estabeleceu através das relações de poder e da identificação das resistências e tentativas de silenciamento. Essa análise, contribui para pensar o ensino de História, o primeiro contato que os estudantes têm com a História ensinada nas escolas, geralmente ocorre pelo estudo da formação da cidade onde vivem, e, nesse processo podem ocorrem vários equívocos, dentre eles a simplificação do processo, apresentando apenas a versão oficial, construída a partir das relações de poder, mesmo que a as evidências de contradições estejam espalhadas nos espaços públicos e nas manifestações oficiais. Essa é uma realidade muito comum, principalmente nas regiões de colonização recente, nas cidades que se constituíram durante o aceleramento da expansão da fronteira. À medida que a pesquisa avançou, essas contradições, silenciamentos e disputas ficaram mais evidentes, portanto, demostrando que o uso de documentos durante a construção dos planos de aulas são uma opção para ampliar a compreensão sobre essas realidades. Trabalhar a História Local, através das fontes, suscita o interesse dos estudantes por discutir temas históricos em uma perspectiva de maior proximidade, ao mesmo tempo promove a democratização do ensino de História, oportunizando ouvir as vozes silenciadas.
-
Mostrar Abstract
-
The present research aims to analyze the process of occupation and colonization that gave rise to the municipality of Canarana-MT in a border region and reflect how Local History can contribute to the teaching of history, thinking, based on documents and oral reports of the subjects who participated in this historical process, for the purpose of this research, three groups of subjects who shared similar cultural traits were selected, the southern migrants, coming mainly from the State of Rio Grande do Sul, the squatters who occupied areas of land in the then municipality of Barra do Garças, where the city of Canarana-MT and the indigenous people of the Xavante ethnic group currently live for more than two centuries in the territory. Due to the fact that the research was being carried out in a pandemic period, the use of oral sources with interviews from archives was defined, and in cases where security allowed new interviews to be carried out, memory reports published in printed books were also used to in addition to the oral sources, we used the documentary sources, found in the National Archives in its online version, and in the archive found under the care of the Fundação Pró-Memória de Canarana, in addition to the bibliographies dealing with the discussion that took place during the search. Through this investigation, using reports from memories and documents, we can learn more about the process of occupation and colonization of the territory that today corresponds to the Municipality of Canarana-MT, demonstrating the contradictions between the official discourse that was established through power relations, and to identify the resistances, the silencing attempts. This analysis contributes to thinking about the teaching of History, the first contact that students have with the History taught in schools, usually occurs through the study of the formation of the city where they live, and in this process several mistakes can occur, among them the simplification of the process , presenting only the official version built from power relations, even if the evidence of contradictions is scattered in public spaces and in official manifestations. This is a very common reality, especially in the regions of recent colonization, in the cities that were formed during the acceleration of the expansion of the border. As the research progressed, these contradictions, silences and disputes became more evident, therefore, demonstrating that the use of oral reports and documents, should be used in classes for elementary and high school students, working with Local History through these sources. it raises the interest of students to discuss historical themes in a perspective of greater proximity, at the same time, it promotes the democratization of History teaching giving voice to the silenced.
|
|
6
|
-
Michelle Aparecida da Silva Gomes
-
DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA E O ENSINO DE HISTÓRIA PELA DIMENSÃO DAS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS DO JORNAL “CORREIO CACERENSE” (1968-1978)
-
Orientador : MARIA DO SOCORRO DE SOUSA ARAUJO
-
Data: 01/07/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação estuda as formas como a ditadura civil-militar brasileira foi veiculada nos noticiários do Jornal Correio Cacerense, na cidade de Cáceres/MT, como um material de suporte ao Ensino de História. As análises das publicações estão centradas na influência da imprensa na formulação de opiniões no cotidiano da cidade e as prováveis intervenções sociais e políticas que aconteceram durante a ditadura, especialmente entre 1968 e 1978. Considerando que as fontes documentais se constituem como uma memória sobre os acontecimentos e assim tomando o Jornal Correio Cacerense como suporte de memórias sócio-históricas, analisamos a constituição de uma “memória positiva” sobre o regime militar que ainda é preponderante no coletivo social da cidade, destacando o que ainda é lembrado e o que foi esquecido, como também apresentar os possíveis aspectos que compõem as formulações dessas memórias. Para isso, realizamos a análise das publicações do jornal Correio Cacerense, buscando construir um diálogo com as fontes teóricas que abordam a Ditadura Civil-Militar no Brasil. Assim sendo, para fundamentar teoricamente sobre a temática abordada, utilizamos os autores Napolitano (2014), Ferreira e Delgado (2019), Fico (2014), Carvalho (2012), dentre outros. Desta maneira, as discussões que abarcam este trabalho também estão direcionadas para o uso das fontes documentais para o ensino de História, sobretudo as notícias jornalísticas como possibilidade para a aprendizagem histórica. Para isso, foi fundamental compreender o Arquivo Público Municipal de Cáceres como um lugar de memória que aloca esses documentos que constituem parte da memória sócio-histórica da cidade. Na perspectiva de pensar o ensino de História e o uso das fontes documentais, recorremos às autoras Bittencourt (2011; 2017), Fonseca (2011), Schmidt e Cainelli (2004), Fonseca (1993), dentre outros. Por fim, temos como parte desta dissertação a produção de um material pedagógico que se configura por uma proposta de Unidade Temática Investigativa. Assim, o “produto pedagógico” servirá como ferramenta para auxiliar os professores de História em suas práticas pedagógicas a abordarem a temática da Ditadura Civil-Militar no Brasil e possíveis repercussões em Cáceres.
-
Mostrar Abstract
-
This research studies the ways in which the Brazilian civil-military dictatorship was broadcast in the news of Jornal Correio Cacerense, in the city of Cáceres / MT, as a support material for History Teaching. Analyzes of publications are centered on the influence of the press in the formulation of opinions in everyday life of the city and the probable social and political interventions that took place during the regime, especially between 1968 and 1978. Considering that the sources documents are constituted as a memory about the events and thus, taking the Correio Cacerense newspaper as a support for socio-historical memories, which is still remembered and what was not known and / or forgotten about the Civil-Military Regime in Caceres? What political-social behaviors can these memories reveal? As the teaching history about the civil-military dictatorship is made possible by taking newspapers as object of investigation and didactic-pedagogical knowledge about this recent past? What methodologies are possible to work on this theme, making history classes more attractive and more understandable? What readings can students take about that time in the city of Cáceres when handling newspapers? To reflect on these questions, we resort to the authors Bittencourt (2011; 2017), Fonseca (2011), Schmidt and Cainelli (2004), Fonseca (1993), among others, to discuss teaching history using documentary sources. Thus, we understand that the use of printed media as a source for teaching History opens up a range of possibilities to awaken understanding criticism, a taste for reading practice and the construction of historical arguments in student learning. The readings and debates about the news broadcast in the newspapers help and favor students' proximity to local experiences, neighborhood, your city, your state, your country, with the possibility of making relationships and / or connections with the world. From this perspective, we are thinking about teaching History from the journalistic articles as a source of historical investigation, which contributes to a more consistent schooling in student citizenship. Finally, thinking about perspective of Historical Education, we are developing a Thematic Unit Investigative, which consists of the elaboration of a didactic-pedagogical plan that the use of these documentary sources in history teaching practices.
|
|
7
|
-
Aline Savoine
-
O ENSINO DE HISTÓRIA E A LEI Nº. 11.645/08: ENTRE O DEVER DE MEMÓRIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
-
Orientador : MARION MACHADO CUNHA
-
Data: 26/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa teve por objetivo analisar como ocorre a implementação da Lei Federal nº. 11.645/08 na educação básica em Lambari D’Oeste/MT a partir das vozes de professores egressos do Curso de Licenciatura Plena em História, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Cáceres, que atuam nas escolas municipais e estaduais do município. Utilizamos fontes orais com entrevistas com professores da disciplina de História, valendo-se de estudos de documentos, como orientações curriculares nacionais e estaduais, diretrizes e bibliografias sobre o tema. Nossa inquietação é compreender as múltiplas vozes dos colaboradores: suas vivências e experiências sobre suas práticas pedagógicas a respeito do tema estudado.
-
Mostrar Abstract
-
This research aimed to analyze how the implementation of Federal Law n. 11,645/08 in basic education in Lambari D'Oeste/MT based on the voices of professors who graduated from the Full Degree Course in History, at the State University of Mato Grosso (UNEMAT), Campus Cáceres, who work in municipal and state schools in the County. We use oral sources with interviews with professors of History, using document studies, such as national and state curricular guidelines, guidelines and bibliographies on the subject. Our concern is to understand the multiple voices of employees: their experiences and their pedagogical practices regarding the topic studied.
|
|
8
|
-
SOCRATES ALVES DE OLIVEIRA
-
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: APRENDIZAGENS SOBRE ROLIM DE MOURA – RO
-
Orientador : REGIANE CRISTINA CUSTODIO
-
Data: 27/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação resulta de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, campus de Cáceres. A iniciação científica como metodologia de aprendizagem no ensino de história local constitui-se objeto de estudo que mobilizou experiências de pesquisa em História com estudantes dos 3º anos da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Cândido Portinari, de Rolim de Moura – Rondônia. As pesquisas foram desenvolvidas em 2019 a partir de projetos de iniciação científica nas disciplinas de História e História de Rondônia tendo como objetos de estudo a história da formação do município de Rolim de Moura – RO. Os projetos de iniciação científica ocorreram com as orientações e colaboração do professor das disciplinas acima mencionadas, a partir da concepção de pesquisa-ação, pois, nesta concepção, ao mesmo tempo em que o professor é pesquisador e orientador de seus estudantes, ele próprio pesquisa a sua ação de trabalhar a iniciação científica (projeto e pesquisa) com estudantes do ensino médio e quais as contribuições desta ação para o ensino de História. Os principais referenciais teóricos utilizados neste trabalho são dos autores que discutem sobre o ensino de História no Brasil: Bittencourt (2018), Guimarães (2018) e Silva (2003), a concepção de pequisa-ação: Thiollent (2011) e Tripp (2005) e a concepção de pesquisa e iniciação científica: Demo (2011) e Freire (2016) e Bagno (2014). A metodologia empregada para a composição das fontes são os relatos de experiências produzidos a partir de resumo expandidos pelos estudantes que desenvolveram os projetos de iniciação científica e de entrevistas, que foram realizadas por meio da metodologia da história oral a partir da concepção teórica de Alberti (2004) que a concebe como metodologia. A iniciação científica mostrou-se uma significativa metodologia didática para o ensino de História, uma vez que contribuiu para o estudo da história do município de Rolim de Moura, proporcionando aos estudantes aprendizados sobre a história local em conexão com a regional e nacional, proporcionando a experiência de desenvolver pesquisa no ensino médio a partir dos projetos de iniciação científica desenvolvidos.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is the result of a research carried out in the Professional Master in History Teaching (ProfHistória) of the State University of Mato Grosso / UNEMAT, Cáceres campus. Scientific initiation as a learning methodology in the teaching of local history is an object of study that mobilized research experiences in History with students of the 3rd years of the State School of High School in Full Time Cândido Portinari, from Rolim de Moura - Rondônia. The researches were developed in 2019 from scientific initiation projects in the disciplines of History and History of Rondônia having as objects of study the history of the formation of the municipality of Rolim de Moura - RO. The scientific initiation projects took place with the guidance and collaboration of the professor of the aforementioned disciplines, from the concept of action research, because, in this conception, at the same time that the professor is a researcher and advisor of his students, he himself its action of working on scientific initiation (project and research) with high school students and what are the contributions of this action to the teaching of History. The main theoretical references used in this work are from the authors who discuss the teaching of History in Brazil: Bittencourt (2018), Guimarães (2018) and Silva (2003), the concept of research-action: Thiollent (2011) and Tripp (2005) ) and the concept of research and scientific initiation: Demo (2011) and Freire (2016) and Bagno (2014). The methodology used for the composition of the sources are the reports of experiences produced from a summary expanded by the students who developed the scientific initiation projects and interviews, which were carried out through the methodology of oral history based on Alberti's theoretical conception (2004) that conceives it as a methodology. Scientific initiation proved to be a significant didactic methodology for teaching History, since it contributed to the study of the history of the municipality of Rolim de Moura, providing students with learning about local history in connection with regional and national, providing the experience of developing research in high school from the scientific initiation projects developed.
|
|
9
|
-
SOCRATES ALVES DE OLIVEIRA
-
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: APRENDIZAGENS SOBRE ROLIM DE MOURA – RO
-
Orientador : REGIANE CRISTINA CUSTODIO
-
Data: 27/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação resulta de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, campus de Cáceres. A iniciação científica como metodologia de aprendizagem no ensino de história local constitui-se objeto de estudo que mobilizou experiências de pesquisa em História com estudantes dos 3º anos da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Cândido Portinari, de Rolim de Moura – Rondônia. As pesquisas foram desenvolvidas em 2019 a partir de projetos de iniciação científica nas disciplinas de História e História de Rondônia tendo como objetos de estudo a história da formação do município de Rolim de Moura – RO. Os projetos de iniciação científica ocorreram com as orientações e colaboração do professor das disciplinas acima mencionadas, a partir da concepção de pesquisa-ação, pois, nesta concepção, ao mesmo tempo em que o professor é pesquisador e orientador de seus estudantes, ele próprio pesquisa a sua ação de trabalhar a iniciação científica (projeto e pesquisa) com estudantes do ensino médio e quais as contribuições desta ação para o ensino de História. Os principais referenciais teóricos utilizados neste trabalho são dos autores que discutem sobre o ensino de História no Brasil: Bittencourt (2018), Guimarães (2018) e Silva (2003), a concepção de pequisa-ação: Thiollent (2011) e Tripp (2005) e a concepção de pesquisa e iniciação científica: Demo (2011) e Freire (2016) e Bagno (2014). A metodologia empregada para a composição das fontes são os relatos de experiências produzidos a partir de resumo expandidos pelos estudantes que desenvolveram os projetos de iniciação científica e de entrevistas, que foram realizadas por meio da metodologia da história oral a partir da concepção teórica de Alberti (2004) que a concebe como metodologia. A iniciação científica mostrou-se uma significativa metodologia didática para o ensino de História, uma vez que contribuiu para o estudo da história do município de Rolim de Moura, proporcionando aos estudantes aprendizados sobre a história local em conexão com a regional e nacional, proporcionando a experiência de desenvolver pesquisa no ensino médio a partir dos projetos de iniciação científica desenvolvidos.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is the result of a research carried out in the Professional Master in History Teaching (ProfHistória) of the State University of Mato Grosso / UNEMAT, Cáceres campus. Scientific initiation as a learning methodology in the teaching of local history is an object of study that mobilized research experiences in History with students of the 3rd years of the State School of High School in Full Time Cândido Portinari, from Rolim de Moura - Rondônia. The researches were developed in 2019 from scientific initiation projects in the disciplines of History and History of Rondônia having as objects of study the history of the formation of the municipality of Rolim de Moura - RO. The scientific initiation projects took place with the guidance and collaboration of the professor of the aforementioned disciplines, from the concept of action research, because, in this conception, at the same time that the professor is a researcher and advisor of his students, he himself its action of working on scientific initiation (project and research) with high school students and what are the contributions of this action to the teaching of History. The main theoretical references used in this work are from the authors who discuss the teaching of History in Brazil: Bittencourt (2018), Guimarães (2018) and Silva (2003), the concept of research-action: Thiollent (2011) and Tripp (2005) ) and the concept of research and scientific initiation: Demo (2011) and Freire (2016) and Bagno (2014). The methodology used for the composition of the sources are the reports of experiences produced from a summary expanded by the students who developed the scientific initiation projects and interviews, which were carried out through the methodology of oral history based on Alberti's theoretical conception (2004) that conceives it as a methodology. Scientific initiation proved to be a significant didactic methodology for teaching History, since it contributed to the study of the history of the municipality of Rolim de Moura, providing students with learning about local history in connection with regional and national, providing the experience of developing research in high school from the scientific initiation projects developed.
|
|
10
|
-
SÉRGIO RICARDO NUNES
-
COLORADO DO OESTE-RO: ENSINO DE HISTÓRIA E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Orientador : REGIANE CRISTINA CUSTODIO
-
Data: 30/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação de mestrado é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em ensino de História da Universidade do Estado do Mato Grosso – PROFHISTÓRIA. A motivação para realizá-la está relacionada com as experiências vivenciadas pelo pesquisador em movimentos sociais e políticos relacionados aos temas juventude, cidadania, lutas por direitos e também com o exercício do magistério como professor de História da educação básica por mais de uma década no município de Colorado do Oeste, em Rondônia, onde aspectos referentes a cidadania, a Escola e o ensino de História se fazem presentes. O objetivo geral desta dissertação é construir uma análise sobre a compreensão dos alunos da educação básica, tendo como foco estudantes dos terceiros anos do ensino médio de uma escola pública, no Município de Colorado do Oeste, sobre cidadania, e sua relação com o exercício de direitos, tendo como referência o modelo de democracia referendado pela Constituição Federal de 1988, em especial identificar qual a contribuição do ensino de História realizado na escola para tais compreensões. Como objetivos específicos buscou-se através da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, uma melhor compreensão sobre o conceito de cidadania ao longo do tempo e sua relação com o exercício de direitos fundamentais dos seres humanos, bem como entender o papel da escola, e em especial, do ensino de História na formação do cidadão, além de possibilitar a elaboração de material didático com a finalidade de orientar professores da educação básica no planejamento de aulas de História em relação a formação para a cidadania. Como método no decorrer da pesquisa, foi utilizada a pesquisa bibliográfica sobre a História da cidadania a partir de autores como Thomas Humphrey Marshall, Jose Murilo de Carvalho, Maria Victoria de Mesquita Benevides, dentre outros, em que foi possível compreender a relação da cidadania com sociedades pautadas no reconhecimento dos direitos dos indivíduos, em especial, o Estado Nacional contemporâneo e o reconhecimento por parte deste dos direitos civis, políticos e sociais dos seus cidadãos. A pesquisa bibliográfica também contemplou autores da Educação e do ensino de História como Paulo Freire, Miguel Arroyo, Selva Guimarães, Circe Maria Fernandes Bittencourt e Luís Fernando Cerri, no aspecto que fazem referência ao tema cidadania. Também foi realizada uma pesquisa documental em leis e diretrizes que regulamentam e orientam o ensino em geral, bem como o ensino de História na Educação básica. Documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Tais documentos contribuíram com a pesquisa, especificamente na compreensão sobre qual o papel da escola e do ensino de História para o exercício da cidadania apontado na Constituição Federal de 1988. Outra ação desenvolvida foi a realização de entrevistas com alunos do último ano da educação básica na escola Manuel Bandeira com o objetivo de conhecer suas representações sobre o tema cidadania e sua relação com as vivências democráticas. A pesquisa, situada no campo da História local pode ser classificada como uma pesquisa qualitativa, por considerar as experiências dos estudantes com o meio cultural e social em que estão inseridos, por valorizar suas representações sobre cidadania e suas categorias a partir das experiências existenciais e valores culturais. O constructo teórico da História cultural oferecerá referenciais para a realização da análise das narrativas coletadas em entrevista. No aspecto geral os resultados da pesquisa possibilitaram compreender que os jovens têm uma percepção positiva sobre a democracia no ambiente escolar, permitindo-nos inferir que isto acontece tendo em vista as características da cultura escolar que os possibilita compreender categorias políticas como os direitos e os deveres que orientam os conceitos de cidadania e de cidadão.
-
Mostrar Abstract
-
This master's thesis is the result of research carried out in the Graduate Program Stricto Sensu, Professional Master's Degree in History Teaching at the State University of Mato Grosso – PROFHISTÓRIA. The motivation to carry it out is related to the experiences lived by the researcher in social and political movements related to the themes of youth, citizenship, struggles for rights and also with the exercise of teaching as a History of Basic Education teacher for more than a decade in the city from Colorado do Oeste, in Rondônia, where aspects related to citizenship, the School and the teaching of History are present. The general objective of this dissertation is to build an analysis on the understanding of Basic Education students, focusing on third-year high school students in a public school, in Colorado do Oeste, about citizenship, and its relationship with the exercise of rights, having as reference the model of democracy endorsed by the Federal Constitution of 1988, in particular to identify the contribution of the teaching of History carried out in school for such understandings. As specific objectives, a better understanding of the concept of citizenship over time and its relationship with the exercise of fundamental human rights, as well as understanding the role of the school, was sought through bibliographical, documental and field research, and in particular, the teaching of History in the formation of citizens, in addition to enabling the development of teaching material in order to guide basic education teachers in planning History classes in relation to formation for citizenship. As a method in the course of the research, bibliographical research on the History of citizenship was used from authors such as Thomas Humphrey Marshall, Jose Murilo de Carvalho, Maria Victoria de Mesquita Benevides, among others, in which it was possible to understand the relationship between citizenship and societies based on the recognition of the rights of individuals, in particular, the contemporary National State and its recognition of the civil, political and social rights of its citizens. The bibliographical research also included authors from Education and the teaching of History such as Paulo Freire, Miguel Arroyo, Selva Guimarães, Circe Maria Fernandes Bittencourt and Luís Fernando Cerri, in the aspect that make reference to the citizenship theme. A documentary research was also carried out on laws and guidelines that regulate and guide education in general, as well as the teaching of History in Basic Education. Documents such as the Law on Education Guidelines and Bases, the National Curriculum Guidelines and the National Curriculum Parameters. These documents contributed to the research, specifically in the understanding of the role of the School and the teaching of History for the exercise of citizenship indicated in the Federal Constitution of 1988. Another action developed was conducting interviews with students in the final year of Basic Education in Manuel Bandeira School with the objective of getting to know their representations on the theme of citizenship and its relationship with democratic experiences. The research, located in the field of local history can be classified as a qualitative research, considering the experiences of students with the cultural and social environment in which they live, for valuing their representations of citizenship and its categories based on existential experiences and values cultural. The theoretical construct of cultural history will offer references for carrying out the analysis of the narratives collected in the interview. In general, the research results made it possible to understand that young people have a positive perception about democracy in the school environment, allowing us to infer that this happens in view of the characteristics of school culture that enable them to understand political categories such as rights and duties that guide the concepts of citizenship and citizen.
|
|
11
|
-
Anderson Cardoso Ribeiro
-
O USO DA REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA ATIVA
-
Orientador : MARION MACHADO CUNHA
-
Data: 03/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Com a globalização, o surgimento da internet e o desenvolvimento das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), as aulas de história têm a oportunidade de enfrentar novas estratégias que dinamizam os temas e os conteúdos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula. A integração da Realidade Aumentada (RA) cresceu como uma tecnologia emergente com fortes possibilidades de aplicação no campo de ensino da história. Do ponto de vista dos professores deste novo século, promover a utilização de novas ferramentas de comunicação didática para o ensino se torna inevitável para poderem cumprir os seus objetivos e tornar as aulas mais atrativas, chamando a atenção dos alunos, no movimento de um novo protagonismo no ensino e aprendizagem. Do ponto de vista dos alunos do século XXI, trabalhar com recursos tecnológicos e aplicativos dedicados faz com que suas demandas por uma nova forma de aprendizagem sejam mais plenamente atendidas, sob novas metodologias, em correspondência com as concepções das metodologias ativas. A utilização da RA no ensino de história é recente e trata-se de uma oportunidade de mudança para enfrentar a típica aula tradicional, a partir de uma tecnologia que permite não somente sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade, mas, também, ser uma ferramenta estratégica de metodologia ativa. O objetivo deste estudo foi o de analisar como a realidade aumentada pode ser viabilizada como metodologia ativa no ensino de história. Foi aplicado um questionário a um grupo de professores de história do ensino básico, com o objetivo de compreender a relação destes sobre o uso de tecnologias digitais na sala de aula, especialmente para as ferramentas em RA, bem como foi aplicada a oficina para apresentar ao público-alvo o conceito de RA e as ferramentas que utilizam tal tecnologia. Como produto pedagógico, o presente estudo fez o levantamento dos principais aplicativos que podem ser utilizados na disciplina de História para servir como um portifólio disponível em blog, ao docente e, por conseguinte, contribuir com o processo de ensino e aprendizagem para a referida disciplina.
-
Mostrar Abstract
-
In the 21st Century the Digital Information and Communication Technologies (TDIC) is widespread in our society in an almost inseparable way. It is undeniable that its effects are felt in the most diverse branches of human knowledge, Education being one of them. In the face of this new reality, it is essential to search for solutions that enable an education where there is real learning, associated with attractiveness, for a generation that was born in the midst of a somewhat consolidated “technological revolution”. In this conception, Augmented Reality can be presented as a tool capable of uniting learning using the playful way to attract the attention of our students in order to achieve their goals efficiently and effectively. The present work aims to partially perform an analysis of the pedagogical potentialities and usability of Augmented Reality in History Teaching, this technology has been well accepted and used and it allows students and teachers a range of possibilities when used for pedagogical purposes. At the end of this work I propose to make a catalog with the main applications of Augmented Reality that can be used in the discipline of History.
|
|
12
|
-
Lucimary de Holanda Portela
-
ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ESCOLAR EM RONDONÓPOLIS-MT
-
Orientador : OTAVIO RIBEIRO CHAVES
-
Data: 03/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho, busca analisar o Ensino de História e a Educação Patrimonial como instrumentos de conscientização para preservação da História local, valorizando a identidade através de múltiplos lugares de memória. Locais que foram pensados a partir da relação dos nossos educandos com a sua própria memória. Nosso estudo utilizou elementos teóricos que pudessem dar suporte para questões aqui abordadas, como a metodologia da Educação Patrimonial, instrumento contínuo na prática pedagógica e que contribuiu para que os estudantes valorizassem a cidade enquanto local de vivência e como patrimônio cultural afetivo. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 1º Ano do Ensino Médio numa Escola Pública Estadual no Munícipio de Rondonópolis-MT e o produto desenvolvido está detalhado no capítulo final: um site didático que busca apresentar lugares de memória a partir dos olhares de nossos sujeitos históricos.
-
Mostrar Abstract
-
This research aimed to understand the Teaching of History and Heritage Education as instruments of awareness for the preservation of local History, valuing the students' identity through their multiple places of memory. It is part of the line of research of PROFHISTÓRIA: "Historical Knowledge in different Spaces of memory", since it seeks to insert in the teaching of the discipline of History, in the public network of the municipality of Rondonópolis-MT in High School, Heritage Education and the teaching Local History. Thus, the research aims to give visibility to the history of the city of Rondonópolis in Mato Grosso, problematizing the actions of the various groups and social actors who experienced the different periods of the city. As well as the context of daily experience of students in the neighborhood where they live, enabling the emergence of information as enrichment of didactic actions in History class. The school is the privileged place to work on concepts of Identity, Memory, Temporality, Cultural Heritage.
|
|
13
|
-
Vera Lucia Silva de Almeida Oliveira
-
ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E LUGARES DE MEMÓRIAS - CÁCERES – MT
-
Orientador : OTAVIO RIBEIRO CHAVES
-
Data: 03/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação intitulada Ensino de História, Educação Patrimonial e Lugares de Memórias – Cáceres-MT apresenta uma abordagem sobre o Patrimônio Cultural da cidade de Cáceres/MT, através do Ensino de História e da metodologia de Educação Patrimonial, trazendo para a discussão em sala de aula o patrimônio oficial e o afetivo da cidade, a partir da experiência realizada com os alunos do 8º Ano da Escola Estadual Professora Ana Maria das Graças de Souza Noronha. Neste trabalho demonstramos que é possível despertar o interesse pela História Local através do estudo do cotidiano dos alunos, e ao inserirmos a temática Patrimônio Cultural no Ensino de História da educação básica estaremos educando para o conhecimento, a valorização e preservação da História, da memória e da identidade local e colaborando para que o aluno construa seu próprio conhecimento histórico, além de promover o sentimento de pertencimento. Para realização do trabalho lançamos mão de questionários, oficinas e aulas campo na escola e seu entorno como também no centro histórico da cidade de Cáceres/MT, dando maior visibilidade aos espaços de memórias apontados pelos alunos. Como produto pedagógico desta pesquisa, optamos pela elaboração de uma cartilha sobre o Patrimônio Cultural Local com destaque também aos bens afetivos, contendo também imagens e sugestões de atividades.
-
Mostrar Abstract
-
The present work has as its research object the cultural heritage of Cáceres - MT, seeking to reflect and dialogue with the teaching of History in basic education, valuing the affective heritage that involves the school community, its memory and everyday spaces. It aims to understand the importance of teaching history to know and value the heritage and places of memories that have meaning and are linked to students. The work is organized in three chapters, in the first we present a theoretical discussion about the concepts that involve the theme, as well as the presentation of the place where the research is developed. In the second chapter we present the official heritage of the city of Cáceres, with an emphasis on the affective heritage of students. In the third chapter we present the results of the activities developed at the school with students from the 6th, 7th and 8th grade classes. One of its objectives is the production of didactic-pedagogical material that seeks to value the History and affective heritage of students and also assist teachers and students in the teaching-learning process.
|
|
14
|
-
Gunnar Gabriel Zabala Melgar
-
O ENSINO DE HISTÓRIA EM CACOAL-RO: MEMÓRIAS E RELATOS DE PROFESSORES DOS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO (1972-2010)
-
Orientador : JOAO IVO PUHL
-
Data: 20/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação aborda uma história do ensino de História local em Cacoal-RO (1972-2010), desde o período da formação do povoado, passando pela sua emancipação político-administrativa. A pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, tendo como eixo norteador a linha de Pesquisa 1 – Saberes Históricos no Espaço Escolar, com enfoque especial para o ensino da História na educação básica, desde os primeiros anos da vila de Cacoal. O estudo da educação escolar e do ensino de História ocorre no processo de colonização do hoje estado de Rondônia estimulado pela abertura da BR-364 e as propagandas governamentais, na década de 1970. O assentamento de migrantes denominados colonos aconteceu através dos Projetos Integrados de Colonização (PICs), geridos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A propaganda e a criação de núcleos populacionais, promoveram intensos fluxos migratórios de populações sem-terra e sem trabalho ou com pouco capital, oriundas do Nordeste, Sul e Sudeste. Nesta perspectiva, surgiu o povoado que hoje corresponde à cidade de Cacoal, nas margens da BR-364. A pesquisa compreende múltiplas identidades dos diversos grupos étnico-culturais presentes no município. Iniciamos questionando a relevância e atuação do ensino de História, durante o processo de colonização e sua contribuição para o desenvolvimento de Cacoal. Começamos a pesquisa com uma revisão bibliográfica detalhada resenhando obras impressas e digitais, para conhecer o que já se sabe sobre a história e o ensino da história de Rondônia e de Cacoal. As principais fontes documentais foram relatos de cronistas, documentos dos projetos de colonização e da educação em Rondônia, os PPPs de escolas e os relatos orais obtidos nas entrevistas com os professores de História. E utilizamos a Metodologia da História Oral para obter os relatos orais dos professores. Entrevistamos seis professores da educação básica, que atuaram ou ainda atuam na rede pública do estado e/ou município. A contribuição desta pesquisa com a sociedade rondoniense foi o registro de memórias que trazem à tona os percalços que a disciplina História de Rondônia passou por três décadas, como a falta de materiais didáticos disponíveis, a sobrecarga de horas/aula e a baixa remuneração dos professores, para a melhoria do ensino desta disciplina. Nesta situação, muitas vezes, os professores complementam sua renda assumindo mais carga horária, em várias escolas. O resultado concreto desta dissertação, foi o Guia Didático – Cacoal: princípios norteadores para o ensino da História local, para auxiliar o (a) professor (a) que se proponha a enriquecer suas aulas de História local.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation approaches a history of the teaching of local history in Cacoal-RO (1972-2010), from the period of formation of the village, passing through its political-administrative emancipation. The research is linked to the Professional Master's Program in History Teaching – ProfHistória, having as its guiding axis the Research Line 1 – Historical Knowledge in the School Space, with a special focus on the teaching of History in basic education, from the first years of the village of Cacoal. The study of school education and the teaching of History takes place in the colonization process of today's state of Rondônia, stimulated by the opening of BR-364 and government advertising in the 1970s. (PICs), managed by the National Institute of Colonization and Agrarian Reform (INCRA). Propaganda and the creation of population centers promoted intense migratory flows of landless and jobless populations or those with little capital, coming from the Northeast, South and Southeast. In this perspective, the town that today corresponds to the city of Cacoal emerged, on the banks of the BR-364. The research comprises multiple identities of the different ethnic-cultural groups present in the city. We start by questioning the relevance and performance of the teaching of History during the colonization process and its contribution to the development of Cacoal. We started the research with a detailed bibliographical review reviewing printed and digital works, in order to know what is already known about the history and teaching of the history of Rondônia and Cacoal. The main documentary sources were reports from chroniclers, documents from colonization and education projects in Rondônia, PPPs from schools and oral reports obtained from interviews with history teachers. And we used the Oral History Methodology to obtain the teachers' oral reports. We interviewed six basic education teachers, who worked or still work in the state and/or municipal public network. The contribution of this research to the society of Rondônia was the record of memories that bring to light the mishaps that the subject History of Rondônia went through for three decades, such as the lack of available teaching materials, the overload of hours/class and the low remuneration of teachers , to improve the teaching of this subject. In this situation, teachers often supplement their income by taking on more hours at various schools. The concrete result of this dissertation was the Didactic Guide – Cacoal: guiding principles for teaching local history, to help teachers who intend to enrich their local history classes.
|
|
15
|
-
Kaique Alves de Souza
-
ENTRE SABERES E VOZES: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA E AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE FORA DO ARMÁRIO
-
Orientador : OSVALDO MARIOTTO CEREZER
-
Data: 26/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação de mestrado é fruto da pesquisa construída no âmbito do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em ensino de História – ProfHistória Núcleo da Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT. O principal motivador desta pesquisa justificou-se no cenário de violências e discriminações que ocorrem no contexto escolar e o papel dos professores de história na promoção de práticas pedagógicas voltadas para as diferenças e diversidades na contemporaneidade. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar se, e como as temáticas de gênero e sexualidade são trabalhadas nas práticas pedagógicas de professores de história da Rede Básica de Educação do Estado de Mato Grosso. Como objetivo específico, buscou-se identificar como estão apresentadas pelas Orientações Curriculares das Diversidades Educacionais (2012) e o Documento de Referência Curricular (2018), no que se refere o uso das temáticas de gênero e sexualidade como princípio pedagógico. Como metodologia desta pesquisa utilizamos entrevista oral via história oral. Foram realizadas entrevistas com quatro professores de história da Educação Básica da Rede Pública do Estado de Mato Grosso (SEDUC/MT), acerca da temática de gênero e sexualidade e suas práticas pedagógicas. As entrevistas foram operadas pela história oral temática (que prioriza o fazer científico voltado para as vozes de indivíduos historicamente excluídos e silenciados), gravadas na plataforma Google Meet, seguida pelo roteiro de entrevista elaborado previamente. Na interpretação dos relatos de professores, por meio do uso do conceito de interseccionalidade buscou-se promover reflexões que auxiliem na compreensão da ausência/presença da temática de gênero e sexualidade no ensino de história. Por meio desta investigação consideramos que a tímida presença das discussões de gênero e sexualidade nas práticas pedagógicas do ensino de história, tem contribuído para a resistência frente às formas dominadoras de produção saberes e constituição identitária. Compreendemos que há um cenário de silenciamento e apagamento expressas pela ausência de posicionamento e autorreflexão das práticas pedagógicas do ensino de história no que se refere as temáticas de gênero e sexualidade.
-
Mostrar Abstract
-
This master's thesis is the result of research built within the scope of the Postgraduate Program Stricto Sensu, Professional Master's Degree in History Teaching – ProfHistória Nucleus of the University of the State of Mato Grosso – UNEMAT. The main motivator of this research was justified in the scenario of violence and discrimination that occur in the school context and the role of history teachers in promoting pedagogical practices aimed at contemporary differences and diversities. The general objective of this research was to identify if and how the themes of gender and sexuality are addressed in the pedagogical practices of history teachers from the Basic Education Network in the State of Mato Grosso. As a specific objective, we sought to identify how they are presented by the Curriculum Guidelines for Educational Diversities (2012) and the Curriculum Reference Document (2018), with regard to the use of the themes of gender and sexuality as a pedagogical principle. As a methodology for this research, we used an oral interview via oral history. Interviews were conducted with four teachers of history of Basic Education from the Public Network of the State of Mato Grosso (SEDUC/MT), about the theme of gender and sexuality and their pedagogical practices. The interviews were operated by thematic oral history (which prioritizes the scientific work focused on the voices of individuals who are historically excluded and silenced), recorded on the Google Meet platform, followed by the previously prepared interview script. In interpreting the teachers' reports, through the use of the concept of intersectionality, we sought to promote reflections that help in understanding the absence/presence of the gender and sexuality theme in the teaching of history. Through this investigation, we consider that the shy presence of discussions on gender and sexuality in the pedagogical practices of history teaching has contributed to resistance against the dominant forms of knowledge production and identity constitution. We understand that there is a scenario of silencing and erasure expressed by the lack of positioning and self-reflection of the pedagogical practices of teaching history with regard to the themes of gender and sexuality.
|
|
16
|
-
Leoncio Alencar Mateus de Freitas
-
MEMES QUE “FORAM LONGE DEMAIS”: REPRESENTAÇÕES E ENSINO DE HISTÓRIA
-
Orientador : MARLI AUXILIADORA DE ALMEIDA
-
Data: 26/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Nesta pesquisa analisamos fontes relacionadas as datas históricas: o 19 de abril – O dia do Índio; o 15 de novembro – Proclamação da República e o 20 de novembro – O Dia da Consciência Negra para se ensinar História do Brasil no presente por meio de memes de internet que retiramos de blogs e sites. O nosso objetivo é apresentar ao público um trabalho que contribua para um ensino de História mais crítico, democrático e cidadão. Os procedimentos teóricos-metodológicos (pesquisa bibliográfica) utilizados nesse estudo aportam-se em análises das representações sobre as datas históricas, dialogando com autores do campo da História das tecnologias virtuais – memética e Ensino de História. A partir dessa pesquisa produzimos um material pedagógico em formato de blog nomeado de BlogHistória, para utilizar os memes nas aulas de História. Como resultado desse trabalho concluímos que a escola pode e deve se adaptar as novas linguagens e demandas dos estudantes contribuindo para uma educação mais plural, democrática e que incorpora os hábitos dos alunos ao ensino de História. Os memes de internet se tornam importantes, mas não únicos, aliados do professor de História contribuindo para o protagonismo dos estudantes no processo de construção do conhecimento.
-
Mostrar Abstract
-
In this research, we analyzed sources related to historical dates: April 19 - The Indian Day; the 15th of November - Proclamation of the republic and the 20th of November - The Day of Black Consciousness to Teach History of Brazil in the present through memes. The theoretical-methodological procedures used in this study are based on analyzes of representations about historical dates, dialoguing with authors from the field of the History of virtual technologies - memetics and History Teaching. Based on this research, we propose pedagogical material to use memes in History classes.
|
|
17
|
-
Mauricio Martins Alves Pereira
-
ENSINO DE HISTÓRIA E FACEBOOK: IMPLICAÇÕES NA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MIRASSOL D’ OESTE
-
Orientador : JAIRO LUIS FLECK FALCAO
-
Data: 29/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação de mestrado profissionalizante ProfHistória, cuja linha de pesquisa é
Linguagens e Narrativas Históricas, tem como objetivo geral entender a capacidade humana
de “ler o mundo”, uma certa atuação política, entendendo esta como um fator histórico com
capacidade de influenciar significativamente na vida das pessoas, logo, para que tal capacidade possa fluir de maneira mais assertiva é necessário procurar responder a pergunta:
como desenvolver um trabalho pedagógico com as postagens, na perspectiva do ensino de
história? Entendemos que ao responder também estamos construindo conhecimento, e que na resposta a tal questão é necessário direcionar os trabalhos para a interpretação de narrativas postadas em rede social Facebook, cujo foco em questão será o ensino de história, observando a consciência histórica em torno do racismo. Direcionamos nosso foco nas narrativas, no entanto não desconsideramos a importância das imagens que são inerentes as relações sociais no Facebook. Por meio da pesquisa interpretativista o professor direciona atividades em um grupo fechado na rede social, posteriormente colhe as narrativas buscando contextualizá-las com a história e o ensino de história. Discutimos a didática da história, e de maneira breve apresentamos autores que não comungam com Rüsen (2001, 2019) e Cerri (2011) sobre a didática e a transposição, no entanto, fazem parte da historiografia do Ensino de História. Debatemos também a concepção da consciência histórica que é expressa por meio das narrativas, e que é necessário entendê-las, bem como compreender suas tipologias temporais. Tais concepções de ensino aplicada no contexto escolar pode ser libertadora, ela pode atuar no sentido de proporcionar com que o sujeito seja um crítico de sua sociedade, bem como saiba seu papel social. Ocorre que para trabalhar com o desenvolvimento da mesma é necessário trabalhar com os conceitos substantivos e de segunda ordem, trabalho orientado pela literacia histórica e pela didática da história, esta é um conhecimento teórico que para muitos estudiosos do ensino de história é um campo do saber, uma área de conhecimento. A didática da história também ajuda no desenvolvimento da consciência histórica a partir do momento que procura entender o conhecimento comum, o científico, e o escolar, com intuito de propor o debate reflexivo de crescimento dos sujeitos. Discutimos sobre os ambientes de aprendizagem, meios de comunicação, redes socias, Facebook como ferramenta pedagógica, inclusive o próprio site apresenta dicas aos professores. Procuramos mostrar a necessidade de utilizar o Facebook como uma possibilidade de aproximação do conhecimento dos alunos, aproximar do que os mesmos entendem sobre história. Na presente dissertação a ideia da valorização do saber do aluno é abundantemente explorada com pensadores da educação, da psicologia, do ensino de história, pois, acreditamos haver possíveis ligações entre eles. Nesta dissertação o desenvolvimento humano é apresentado pelos teóricos como: Barca (2019); Carrenho, Tassinari e Pinto (2010); Cerri, (2011); Fonseca (2011); Freire (1967, 2002); Lee (2006, 2016); Rogers (1985); Rüsen (2001, 2019); Schmidt (2009, 2010, 2014, 2019); destes os que mais foram utilizados, pilares principais: Cerri (2011), Rogers (1985) e Rüsen (2001, 2019). Ademais, na dissertação, discute-se bastante as TCIs na atualidade e suas consequências escolares e sociais como um todo.
-
Mostrar Abstract
-
The present professional master dissertation ProfHistória, whose line of research is Historical Languages and Narratives, has the general objective of understanding the human capacity to make politics and “read the world”, for this to occur it is important to understand politics as a historical factor with capacity to have a significant influence on people's lives, so that such capacity can flow in a more assertive way, it is necessary to try to answer the question: how to develop a pedagogical work with the posts, in the perspective of teaching history? In order to answer this question, it is necessary to direct the work towards the interpretation of narratives posted on the Facebook social network, whose focus in question was the teaching of history. Through action research, the teacher directs activities in a closed group on the social network, later collecting the narratives seeking to contextualize them with history and history teaching. We reinforced the discussions in section I on the action research methodology, the political issues that involve the teaching and learning process, seeking to make students understand the history involved in politics. We discussed the didactics of history, and briefly we presente authors who do not commune with Rüsen (2010, 2019) and Cerri (2011) about didactics and transposition. We discussed the concept of historical consciousness that is expressed through narratives, and that it is necessary to understand them, as well as to understand their temporal typologies. Such conceptions of teaching applied in the school context can be liberating, it can act in order to allow the subject to be a critic of his society, as well as to know his social role. It happens that to work with the development of it it is necessary to work with the substantive and second order concepts, work guided by historical literacy and the didactics of history, this is a theoretical knowledge that for many scholars of history teaching is a field of knowledge, an area of knowledge. The didactics of history also help in the development of historical awareness from the moment that it seeks to understand common, scientific and scholarly knowledge in order to propose the reflective debate on the growth of the subjects. We discussed learning environments, media, social networks, Facebook as a pedagogical tool, including the website itself presents tips to the teacher; facts that we commented on as well. In this dissertation, the valorization of the student's knowledge is abundantly explored with thinkers in education, psychology, history teaching and with possible connections between them. Human development is presented by theorists as: Barca (2019); Carrenho, Tassinari and Pinto (2010); Cerri, (2011); Fonseca (2011); Freire (1967, 2002); Lee (2006, 2016); Rogers (1985); Rüsen (2001, 2019); Schmidt (2009, 2010, 2014, 2019); of these the ones that were used the most, main pillars: Cerri (2011), Freire (1967, 2002), Rogers (1985) and Rüsen (2001, 2019). Furthermore, in the dissertation, ICTs are discussed a lot nowadays and their school and social consequences as a whole.
|
|